Branca, com detalhes nas cores verde, azul e laranja e preto. Essa é a Brazuca, bola oficial da Copa do Mundo de 2014. Foram dois anos de testes com mais de 600 jogadores, entre eles Daniel Alves e Casillas. Com um design diferente ela foi utilizada no último mundial sub 20 e no amistoso entre Suécia e Argentina em fevereiro. A cerimônia de apresentação ocorreu no Parque Lage, no Jardim Botânico com show de luzes e efeitos visuais. Os primeiros a arriscarem chutes com ela foram os jogadores Seedorf, do Botafogo, e Hernane, do Flamengo, e o ex-lateral Cafú, atrações do lançamento. Bem humorados, os três não pouparam elogios:
- A bola é ótima, espero que dê muita sorte ao Brasil. - disse Cafú.
O nome foi escolhido em votação popular no ano passado e teve 77,8% dos votos, superando Bossa Nova e Carnavalesca.No evento, organizado pela Adidas, foram expostas as bolas de mundiais anteriores, incluindo a polêmica Jabulani, alvo de reclamações em 2010, quando muitos jogadores reclamaram da mudança de direção quando a chutavam. A apresentação teve clima de festa, com DJ, coquetel e centenas de convidados. Justamente por isso, o Rio de Janeiro foi escolhido, para não ter que dividir as atenções com o sorteio dos grupos na Costa do Sauípe.
As cores e o design da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia e simbolizam a paixão e alegria do futebol brasileiro. A Brazuca possui uma inovação estrutural, com uma simetria única de seis painéis idênticos ao lado de uma diferente estrutura de superfície, que proporciona melhor aderência, toque, estabilidade e aerodinâmica no gramado.
A bola estará disponível para venda mundialmente a partir desta quarta-feira (4) em lojas selecionadas da Adidas. Além disso, todos os bebês nascidos nesta terça poderão ganhar uma bola. Os pais devem levar a certidão de nascimento dos bebês (e uma cópia) em 12 postos de trocas (um em cada cidade-sede do Mundial: Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Cuiabá, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Belo Horizonte). As trocas poderão ser feitas entre os dias 6 e 7 de dezembro.
Agora, com a bola conhecida é só esperar pelos gols durante a Copa.