Em 1969, as coisas se encaminhavam muito bem para o volante do Cruzeiro, Wilson Piazza. Ele era o capitão da Seleção Brasileira, que vinha bem nas eliminatórias e se preparava para a disputa da Copa do Mundo de 1970, no México. Mas uma mudança inesperada quase tirou o meio-campista cruzeirense do time.
“Quando o João Saldanha era o técnico, eu era volante e capitão da equipe. Mas em 70, quando o Saldanha foi demitido e entrou o Zagallo, houve insegurança por parte de alguns jogadores, eu entre eles. O novo treinador chegou com outro posicionamento. Eu deixei de ser o capitão e saí da meia-cancha. E eu acho que o Zagallo pretendia usar a dupla de zaga Brito e Leônidas”, conta Piazza.
A ida de Piazza para a zaga foi construída aos poucos. “Em um jogo-treino, eu estava na seleção B. O Leônidas chegou machucado, e o Baldocchi torceu o tornozelo (ambos zagueiros). Imediatamente, eu tomei iniciativa e fui atuar como zagueiro central. Terminei o treino ali. A partir de então, com dois lesionados, faltava um jogador para completar a equipe na defesa nos coletivos. Foi quando o Zagallo viu que a minha participação na zaga poderia contribuir. Ele me perguntou se eu poderia colaborar e eu aceitei. Passei a treinar de quarto-zagueiro”, relembra.
Dali em diante, foi um detalhe até Piazza virar titular da zaga. “Eu comecei a ir bem nos treinamentos, o pessoal passou a me elogiar e aí assegurei a minha inclusão na lista dos 22. E quando o Fontana (também zagueiro) machucou o joelho, entrei de novo. E fui bem. O Zagallo deve ter pensado: ‘não devo tirar mais esse cara não’. Assim surgiu o Piazza de quarto-zagueiro”, conta.
Wilson da Silva Piazza nasceu em 25 de fevereiro de 1943, em Ribeirão das Neves, no interior de Minas Gerais. Consagrou-se no Cruzeiro como volante, mas na conquista do tricampeonato mundial na Copa do Mundo de 1970, no México, foi escalado como zagueiro. Participou também da Copa de 1974, na Alemanha Ocidental.
Confira vídeos do jogador:
Entrevista concedida por Wilson Piazza na véspera da final da Copa de 1970, contra o México.
Melhores momentos da final da Copa de 1970: Brasil 4 X 1 Itália
Final da Copa de 1970: Brasil 4 X 1 Itália - Jogo completo
Ouça o programa