Em 5 de janeiro de 2014, Eusébio deixou o mundo dos homens para descansar na eternidade, mesmo local onde já havia deixado muitos feitos marcantes para a história do futebol. Foi uma lenda. O principal nome da grande seleção portuguesa terceira colocada na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.
“Infelizmente, não conseguimos ganhar. Já estava tudo bem arranjadinho para a Inglaterra. Os árbitros ajudavam. Mas o futebol é isso. Eu penso que aquele Mundial estava feito para a Inglaterra ganhar”, contou Eusébio, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Portugal eliminou o Brasil na primeira fase, em uma vitória por 3 a 1, com dois gols de Eusébio. “O Brasil não tinha uma seleção em condições. Por isso perdeu. O Pelé já vinha lesionado antes. O Garrincha não jogou. Como pode um jogador como o Garrincha ficar de fora? O Brasil não tinha condições de vencer Portugal. Ganhamos e bem”, relembra.
Eusébio da Silva Ferreira, eterno craque português, foi um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Nasceu no dia 25 de janeiro de 1942, em Lourenço Marques, hoje Maputo, capital de Moçambique. Na época, era colônia portuguesa. Eusébio marcou época na conquista do 3º lugar, por Portugal, da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.
Assista vídeos do jogador:
Lances de Eusébio e de Portugal na Copa do Mundo de 1966
Lances de Eusébio
Ouça o programa