60% do estádio Olímpico Monumental já foi demolido. A torre que dava acesso aos camarotes foi derrubada nesta quinta-feira. E na segunda-feira uma reunião no Conselho Deliberativo do clube pode definir a data da implosão. Serão usados 400kg de dinamite para a operação final. A implosão do estádio Olímpico levará à região da Azenha um Shopping Center e 12 prédios. A data para a execução, porém, ainda não foi definida. O que se sabe é que a implosão será num domingo, vai durar 17 segundos, levando cerca de 15 minutos para a poeira se dissipar, e uma eternidade para o gremista se acostumar. Mais de dez bares e restaurantes já fecharam ou foram transferidos na região.
Ainda não há data para a implosão do Olímpico. Atualmente, há três laudos ambientais pendentes solicitados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) que devem ser liberados nos próximos dias. Uma comissão foi criada pela Prefeitura de Porto Alegre para reunir todos os pontos e interesses dessa operação. E ela estima que a OAS deverá receber a liberação total nos próximos dias.
No entanto, a principal etapa da reta final do Olímpico não é material, mas sim a assinatura do contrato revisto entre Grêmio e empreiteira.O Olímpico será entregue à OAS 90 dias após a assinatura do contrato entre as duas partes. A partir daí, a empreiteira se reunirá com a prefeitura para definir uma data.
Com colaboração de Diego Guichard.