Alcindo fez histórica no Grêmio nos anos 60 e também ostenta no currículo uma histórica passagem pela Seleção Brasileira. Na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, o Bugre atuou ao lado de lendas, como Pelé e Garrincha. Ele participou da estreia, na vitória contra a Bulgária, e acompanhou de perto o fracasso brasileiro naquele Mundial.
“Nós não fomos preparados para jogar a Copa na Inglaterra. Fomos para buscar o tricampeonato. Fomos com uma equipe velha. Jogamos em 66 com o time de 58. O Brasil não se preocupava, pois dava como certo que ganharia o campeonato. Não nos preparamos. O nosso preparador físico era professor de judô. São coisas que pesam muito. Faltou tudo. E, na minha opinião, ganhamos depois em 70 pela derrota que tivemos em 66”, opina Alcindo.
O ex-jogador gremista lembra também a dificuldade para alguém que atuava no Rio Grande do Sul ser convocado pela Seleção Brasileira. Ainda mais em uma Copa.
“Hoje é fácil jogar em uma Seleção Brasileira. Antes era mais difícil, pois era muito difícil um jogador fora do eixo Rio-São Paulo atuar. Quando um time do centro estava bem, eles colocavam até nove jogadores daquela equipe. Jogando no Sul, era muito difícil. Foi um sufoco. Eu era tido como um estrangeiro. Até então, a Seleção não sabia o que era convocar jogador de um outro estado”, recorda Alcindo.
Alcindo Martha de Freitas nasceu no dia 31 de março de 1945, em Sapcuaia do Sul (RS). Foi um dos atacantes da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Ele foi um dos grandes nomes do Grêmio nos anos 60 e atuou também no Santos, ao lado de Pelé e Carlos Alberto Torres.
Confira vídeos do ex-jogador:
- Vídeo 1: Gol marcado por Alcindo pelo Santos, nos anos 70. Nesta oportunidade, ele atuava ao lado de Pelé.
- Vídeo 2: Grêmio 1 X 1 Santos, pela Taça Robeto Gomes Pedrosa, de 1967. Na ocasião, Alcindo enfrentou Pelé.
Ouça o programa