O Brasil levou oito atletas ao Mundial de Ginástica de Antuérpia, na Bélgica - seis homens e apenas duas mulheres. No time masculino, o astro é o atual campeão olímpico nas argolas, o paulista Arthur Zanetti, 23 anos, que começa a competir nesta terça-feira na Arena Lotto em busca de lugar na final do aparelho, marcada para o dia 5.
Esta segunda-feira foi dia de classificatórias do individual geral, com os paulistas Sérgio Sasaki, 21 anos, décimo colocado na Olimpíada de Londres/2012, e Arthur Nory Mariano, 20, ex-judoca. Mas os dois terão de esperar até quarta, quando ocorre a última eliminatória masculina, para saber se vão conseguir a vaga entre os 24 classificados para a final. Na parcial até o momento, Sasaki ficou em quinto e Arthur Nory, em 16º.
Em sua preparação para o Mundial, Arthur Zanetti venceu as cinco competições que disputou: as etapas da Copa do Mundo de Doha e Anadia, a Universíade de Kazan, os Jogos Regionais e Campeonato Brasileiro. Chegou à Bélgica como favorito ao título (inédito em sua carreira) e, no sábado, ganhou um impulso extra: a Federação Internacional de Ginástica (FIG) classificou o novo elemento executado pelo brasileiro como de valor F, a nota máxima no Código de Pontuação. Isso significa que a série de Zanetti fica valorizada em um décimo em relação aos demais competidores.
- (O pódio no Mundial) É o grande objetivo do ano. A expectativa é conseguir trazer uma medalha. Gostaria que fosse a de ouro, uma conquista que ainda não tenho, mas estou tranquilo - disse Zanetti, prata no Mundial de 2011, em Tóquio.
Diego Hypolito tem a medalha que Zanetti cobiça - duas delas, na verdade. Bicampeão mundial no solo, em Melbourne/2005 e Stuttgart/2007, o paulista de 27 anos promete apresentar a série mais difícil de sua carreira ("É incomparável", declarou ao Globo.com). Ele também competirá no salto, com o objetivo de chegar à final. Completam a equipe masculina o paulista Francisco Barreto, nas paralelas e barra fixa, e o paraense Péricles da Silva, no cavalo com alças.
No feminino, a veterana Daniele Hypolito - aos 29 anos, vai para seu 11º Mundial - fará as provas de trave e barras paralelas. A ginasta paulista competiria no individual geral, mas abandonou por conta de uma lesão no tornozelo sofrida durante os treinos no Brasil (mesmo motivo que tirou Jade Barbosa da seleção brasileira). Atleta de 18 anos, a estreante Letícia Costa disputará o individual geral.