Os Fenerbahçe e o Besiktas, ambos clubes da Turquia, foram excluídos das próximas competições europeias pela Uefa devido ao envolvimento em escândalos de manipulação de partidas, segundo a entidade divulgou nesta terça-feira.
Já o Steua Bucareste, que também era alvo de um processo disciplinar , foi beneficiado por "circunstâncias atenuantes" a suspensão só será aplicada se o clube reincidir nos próximos cinco anos.
Vice-campeão turco, o Fenerbahçe tinha conseguido em campo a classificação para a fase preliminar da Liga dos Campeões, mas foi excluído de qualquer competição continental para próximas duas temporadas.
Já o Besiktas foi suspenso 'apenas' da próxima edição da Liga Europa, pela qual estava classificado por ter terminado em terceiro lugar do campeonato local.
Em 2011, o futebol turco foi abalado por um grande escândalo de corrupção. O presidente do Fenerbahçe, Aziz Yildirim, foi condenado em julho do ano passado a seis anos e três meses de prisão, mas foi solto depois de um ano de detenção preventiva.
Na ocasião, o clube havia sido excluído da última edição da Liga dos Campeões pela própria federação turca e o Besiktas tinha devolvido o troféu da Copa da Turquia conquistado no mesmo ano de 2011.