Um dos maiores clássicos do interior do Rio Grande do Sul é a grande atração da Copa Hélio Dourado neste final de semana. Pelotas se dividirá: de um lado, em preto e vermelho, do outro, azul e amarelo. O Bento Freitas será a sede do 351° Bra-Pel da história, neste domingo, às 16h. Zero Hora convidou profissionais da imprensa pelotense para falar sobre suas expectativas para a partida.
Prancheta ZH
Paulo Gastal Neto, Rádio Universidade
Quem é o favorito?
O Brasil é o favorito. Vem de uma competição nacional, tem uma zaga formada com Fabiano Eller e Jonas, enquanto o Pelotas tem problemas neste setor. O Pelotas está mais focado em fazer a montagem para o Gauchão, enquanto o Brasil está focado em recuperar a vaga na Série D
Qual o destaque de cada time?
No Brasil, o Fabiano Eller. Tem se destacado muito pela dedicação, é incansável, um jogador de grupo. No Pelotas, além do Sandro Sotilli, que está no banco, há o Cleiton, um meia com muita qualidade. E tem um jogador que está surgindo: Felipinho, sai do banco, muito rápido. É uma aposta forte do Pelotas, mas não começa jogando.
Qual o futuro das equipes na fase de mata-mata?
No sistema de mata-mata, os enfrentamentos mudam, a superação pode ser importante. Não entra tanto a condição técnica, principalmente se jogar a segunda partida em casa, com a força das torcidas.
André Müller, Rádio Pelotense
Quem é o favorito?
Vejo o Brasil com vantagem, é um time mais ajustado e joga em casa, mas tecnicamente as equipes são muito parecidas. Há um leve favoritismo para o Xavante.
Qual o destaque de cada time?
Marcos Paraná pelo Brasil e, mesmo sendo provável que inicie no banco, Sandro Sotilli no Pelotas. Paraná é um jogador muito técnico, que chama a responsabilidade e cresceu no clássico passado. Sotilli, pela frieza na hora de definir e por ser um jogador com muita "estrela" - predestinado a decidir.
Qual o futuro das equipes na fase de mata-mata?
Com exceção do Inter que vem fazendo uma grande campanha, não vejo nenhuma outra equipe muito superior aos time daqui. Acredito que ambos tenham capacidade de crescer nas próximas fases e até chegarem à decisão.
Guilherme Canal, RBS TV Pelotas
Quem é o favorito?
Não aposto no favoritismo de nenhum lado, mas considero que o Brasil leve uma pequena vantagem por jogar no Bento Freitas.
Qual o destaque de cada time?
No Brasil, o goleiro Luiz Müller, que tem evitado muitos gols nos últimos jogos, e o zagueiro Fabiano Eller, que ficou fora do primeiro clássico do ano e será reforço importante para o domingo. No Pelotas, os destaques estão na frente: o atacante Clodoaldo, que voltou a marcar gols, e Sandro Sotilli, que ainda não fez gol neste retorno.
Qual o futuro das equipes na fase de mata-mata?
Considero Brasil e Pelotas candidatos a chegar às finais da Copa Hélio Dourado. As duas equipes ainda precisam mostrar regularidade na competição, mas são fortes e têm técnicos competentes.