Iluminação foi o tema, o físico Stephen Hawking o guia, e o Estádio Olímpico, o local. Londres deu boas-vindas hoje a 4,2 mil atletas de 165 países para a Paralimpíada de 2012.
Pois ninguém melhor para receber os paralímpicos do que um cientista que vem mostrando ao mundo: o potencial humano não tem limite ante as incapacidades físicas.
- Olhe para a estrelas e não para seus pés - recomendou, por meio de seu sintetizador de voz, Hawking, 70 anos, a quem, em 1963, foram dados apenas dois anos de vida após o diagnóstico de uma doença neuromotora.
A festa de abertura foi uma viagem através de "um mar de ideias" - entre essas o descobrimento da gravidade por Isaac Newton. Como que aludindo ao célebre e errático clima britânico, os guarda-chuvas foram um tema central (em um belo número embalado pela música Umbrella, da cantora pop Rihanna). Shakespeare, claro, não poderia ficar de fora - o ator Ian McKellen, no papel de Próspero, da peça A Tempestade, anunciou que "a maior aventura é a que está por vir''.
Essa, até o dia 9 de setembro, conta com atletas paralímpicos que competem en 20 esportes, entre elas ciclismo, remo, vôlei, rúgbi e natação, todos adaptados. O Brasil tem a ambição de alcançar a sétima colocação no quadro de medalhas. Nesta quinta, atletas do país já estarão em ação, no hipismo (finais a partir das 5h e 10h15min), no golbol masculino (contra a Finlândia, às 10h15min), na natação (com Daniel Dias nos 50m livre _ finais a partir das 14h) e no basquete feminino em cadeira de rodas (contra a Austrália, às 14h30min). Os canais SporTV 2 e SporTV 3 transmitem ao vivo competições.