A primeira medalha dourada do Brasil nos Jogos Paralímpicos veio com Daniel Dias, nos 50m livre. Apontado como um dos principais nomes da modalidade, Daniel venceu com o tempo de 32s05, novo recorde mundial da prova.
Clodoaldo Silva, que também caiu na piscina nos 50m livre, acabou apenas na quinta colocação, completando a prova em 34s99.
- Não vejo como maratona, mas começar com ouro e recorde mundial é sempre muito bom. Em Pequim também começou desse jeito, é um bom sinal. Queria nadar 31s90, foi o tempo que coloquei na cabeça. Faltou pouco, mas fico feliz - disse Daniel Dias.
O pódio foi completado pelo espanhol Sebastian Rodriguez, que levou a prata com o tempo de 33s44, e pelo americano Roy Perkins, bronze com a marca de 33s69.
- Odeio prova em que preciso pensar muito, como os 100m, 200m. Os 50m livre são gás total. Fiquei feliz porque esse tempo de 34s99 eu fiz há quatro anos, no Parapan do Rio de Janeiro. Tive uma lesão forte no ombro, quase não vim para cá, faço três sessões intensas de fisioterapia para nadar - ponderou Clodoaldo Silva após a prova.