A Espanha viveu um drama e ficou perto da eliminação precoce na Eurocopa. A sorte foi ter um goleiro como Casillas, que fez duas grandes defesas no segundo tempo, e um bom banco de reservas, de onde saiu Navas, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre a Croácia, em Gdansk, na Ucrânia, na tarde desta segunda.
Com o resultado, a equipe avança para as quartas de final como primeira colocada no Grupo C e enfrentará, nas quartas de final, o segundo do Grupo D. A Itália, que bateu a Irlanda, terminou na vice-liderança. Os croatas estão fora.
O jogo
A seleção espanhola quase não foi atacada durante o primeiro tempo. Em contrapartida, sofreu muito para criar duas razoáveis chances de gols. Na primeira, Iniesta se projetou para receber na área, mas chutou fraco. Na outra, David Silva escorregou na hora do arremate final. E foi só.
A maior dificuldade da Espanha foi encontrar espaços para ser mais objetiva, além dos toques para o lado fazendo a bola circular por todas as partes do campo.
Com apenas um atacante e resguardada com muitos homens atrás, a Croácia foi muito bem na defesa, mas acabou obrigada a mudar a postura com o gol da Itália sobre a Irlanda no jogo que corria em paralelo. Encontrou, portanto, um dilema: jogar mais solta e pressionar a Espanha ou continuar sem levar riscos?
A resposta veio aos 14 minutos da segunda etapa, quando Modric armou contragolpe pelo lado direito e colocou na cabeça de Rakitic. O gol só não saiu porque Casillas fez a defesa mais bonita desta edição da Eurocopa dado o nível de dificuldade e reflexo.
Devido ao lance, a Croácia ganhou confiança. Já a Espanha não teve uma atuação tão intensa por conta do receio de levar um gol e sair precocemente da Euro.
A partida ganhou contornos dramáticos para os dois lados. E, aos 42 minutos da etapa final, os espanhóis se aproveitaram do desespero adversário: Iniesta recebeu lançamento de Fábregas, a defesa croata fez linha de impedimento e o meia do Barcelona ficou livre para rolar para Navas completar e enterrar a Croácia.
Em primeiro
Espanha sofre, mas vence a Croácia e avança na Euro como líder do Grupo C
Navas saiu do banco de reservas para marcar o gol da vitória, nesta segunda, em Gdansk
GZH faz parte do The Trust Project