A gaúcha Mayra Aguiar conquistou nesta quinta a medalha de prata na categoria até 78 quilos do Mundial de Judô, que é disputado em Tóquio. Na final, a atleta da Sogipa foi derrotada pela norte-americana Kayla Harrison. A japonesa Akari Ogata e a chinesa Xiuli Yang conquistaram as medalhas de bronze da categoria.
Mayra alcançou um feito inédito: antes desta quinta, nunca uma judoca brasileira havia chegado à final de um Mundial. Para tanto, a gaúcha passou por algumas das melhores atletas do planeta na categoria meio-pesado. Entre as rivais superadas, estavam todas as medalhistas nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
A representante nacional começou a campanha com uma vitória sobre a representante da Coréia do Sul, Gyeong-Mi Jeong, medalha de bronze em Pequim, com um yoko de vantagem. Em seguida, aplicou um ippon na medalhista de prata, a cubana Yalennis Castilhos. Na terceira luta, o desafio mais complicado até então: a campeã olímpica Xiuli Yang, da China. Mayra não se intimidou, venceu e seguiu para a semifinal.
A adversária, então, foi a alemã Heide Wollert, atual campeã da Europa e medalha de bronze no Mundial de Roterdã, em 2009. Vitória gaúcha, por ippon. Na final, a adversária foi Kaila Harrison, dos EUA. Elas já haviam se enfrentado quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. A brasileira deixou escapar a medalha de ouro na prorrogação da luta.
Revelação do judô nacional, a atleta de 19 anos tem entre seus feitos a conquista de uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, na categoria até 70kg.
Rafael perde o bronze
Já o brasileiro Rafael Silva perdeu a disputa da medalha de bronze no Mundial, na categoria acima de 100kg. Ele estreou com uma vitória sobre o estoniano Martin Padar por yuko e, em seguida, superou o australiano Jake Andrewarta por ippon. No entanto, não resistiu ao francês Teddy Riner e perdeu por ippon.
Na repescagem, Rafael Silva derrotou por waza-ari Lasha Gujejiani, da Geórgia, no golden score. Na disputa do bronze, foi superado pelo francês Matthieu Battaile por ippon e terminou a disputa na quinta colocação. Na mesma categoria de Rafael Silva, Walter Santos foi derrotado por ippon por Stanislav Bondarenko na sua estreia e, assim, foi eliminado na primeira luta no Mundial de Judô.
Luciano decepciona
Campeão mundial em 2007, Luciano Corrêa foi a principal decepção brasileira no primeiro dia da competição. Na categoria até 100kg, ele foi derrotado na primeira luta por ippon pelo norte-americano Kyle Vashkulat. Maria Sullen Altherman foi outra brasileira a entrar no tatame, sendo eliminada na estreia na categoria acima de 78kg ao perder para a japonesa Maki Tsukada por ippon.