A confirmação de Grêmio e São José, às 16h deste sábado, está na dependência do termômetro. E a tendência é que a temperatura seja similar à de sexta-feira no mesmo horário. Segundo a Central RBS de Meteorologia, o escalada calor de hoje segue um padrão semelhante.
Na sexta-feira, a máxima na Capital foi de 34,4ºC, chegando a 34,2ºC às 16h, em toda a cidade. Às 11h de ontem, o termômetro marcou 30,7ºC. Neste sábado, a temperatura era de 30,2ºC no mesmo horário.
- Os dados de Porto Alegre das 11h de ontem e das 11h de hoje são muito parecidos e que a máxima ontem na Capital chegou a quase 35ºC - aponta o meteorologista Leandro Puchalski.
No estádio Olímpico, em medição feita pelo árbitro Carlos Simon, às 16h da sexta-feira, o termômetro oscilou entre 35,5ºC e 40,7ºC em diferentes áreas do campo. Se a medição se repetir, o jogo será atrasado ou remarcado caso a temperatura não melhore.
Puchalski relembra que numa condição de sol predominando, 30min ou 1h de espera não muda a temperatura, a não ser que ocorra uma chuva para baixar a temperatura.
Além de Grêmio e São José, também corre risco a partida entre Inter-SM e Pelotas, já que a temperatura em Santa Maria segue um padrão 2ºC acima do observado ontem para as 11h, com chances fortes de temperatura acima dos 35ºC no horário da partida.
O limite de 35ºC para a temperatura no início dos jogos faz parte de acordo feito na última terça-feira entre o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A representação dos Atletas tinha obtido na Justiça a proibição de jogos entre as 10h e as 18h.