A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira (24) que 22 torcedores do Peñarol ainda estão detidos por conta da confusão generalizada antes da partida contra o Botafogo, na quarta (23), pela Libertadores. Um adolescente está apreendido.
De acordo com as autoridades, os 22 homens foram presos em flagrante e autuados por diversos crimes, como: "porte ilegal de arma de fogo, furto, lesão corporal, roubo com concurso de agentes, dano qualificado, incêndio, associação criminosa, resistência, desobediência, desacato, rixa, injúria racial e corrupção de menores".
Também foram enquadrados no artigo 201 do Estatuto do Torcedor "por crimes contra a paz no esporte", informou a polícia.
Os presos foram encaminhados para a Polinter e, posteriormente, serão apresentados para audiência de custódia. Além disso, um adolescente foi apreendido "por fatos análogos aos crimes de associação criminosa, incêndio e pelo artigo 201 do Estatuto do Torcedor".
Segundo a polícia, ele foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), de onde seguirá para a Vara da Infância e da Juventude.
As autoridades informaram também que outros 330 uruguaios vão responder pelo artigo 201 do Estatuto do Torcedor, em procedimentos a serem enviados para o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos.
Todos foram detidos na quarta, por delitos cometidos no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles foram conduzidos à Cidade da Polícia e à 16ª DP, na Barra da Tijuca.
Na apuração, os policiais contaram com as imagens de vandalismo veiculadas pela imprensa e também nas redes sociais ao longo do dia.
Os uruguaios saquearam quiosques e entraram em confronto com a Batalhão de Choque da Polícia Militar. Motocicletas e um ônibus foram incendiados na confusão.
O episódio de violência generalizada gerou revolta nos cariocas e também nas autoridades. O governador Cláudio Castro, o prefeito Eduardo Paes e o ministro do Esporte, André Fufuca, repudiaram as cenas de conflitos e cobram punições aos envolvidos.
Os torcedores uruguaios estavam na capital fluminense para acompanhar a partida entre Botafogo x Peñarol, no Nílton Santos.
O time brasileiro goleou por 5 a 0 e abriu ampla vantagem na semifinal da Libertadores. A equipe alvinegra avançará à final mesmo se perder por quatro gols de diferença na partida da volta, no Uruguai, na semana que vem.