Atlético-MG e Botafogo conseguiram resultados expressivos nas partidas de ida da semifinal da Libertadores deste ano. As equipes estão praticamente classificadas à final. Dessa forma, dois times brasileiros devem voltar a decidir o título da América do Sul, o que não ocorre desde 2022.
Na ocasião, Flamengo e Athletico-PR se enfrentaram no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guaiaquil, no Equador. O clube carioca levou a melhor, com uma vitória por 1 a 0.
Nos dois anos anteriores, os brasileiros também dominaram as finais da Libertadores. Em 2020, o Palmeiras bateu o Santos por 1 a 0. No ano seguinte, o Verdão voltou a vencer, dessa vez o Flamengo, por 2 a 1.
Em 2023, no entanto, o Boca Juniors, da Argentina, foi um intruso e acabou com a sequência. O Fluminense foi o adversário e o campeão da competição, com triunfo por 2 a 1.
Com os resultados das semifinais de 2024, as chances de decisão brasileira são grandes. O Atlético-MG venceu o River Plate, em Belo Horizonte, por 3 a 0, e pode até perder por dois gols de diferença.
Já o Botafogo tem uma vantagem ainda maior, pois goleou o Peñarol por 5 a 0, no Rio, e pode ser derrotado por até quatro gols na partida da volta.