Componente do Grupo E da Libertadores ao lado de Inter e Grêmio, o América de Cali realizou na noite desta terça-feira (8) sua primeira partida oficial na retomada do futebol na Colômbia. E, após 182 dias longe dos gramados, a equipe se aproximou de comemorar um título nacional. Atuando fora de casa, contra o Junior de Barranquilla, os "diablos rojos" venceram por 2 a 1, pelo jogo de ida da Superliga — que reúne os campeões do Torneio Apertura e Finalización.
Vestindo camisas pretas, o time se apresentou com muitas mudanças em relação ao primeiro semestre, a começar pelo técnico argentino Juan Cruz Real, que assumiu a vaga deixada pelo brasileiro Alexandre Guimarães. Além disso, viu o adversário abrir o marcador com apenas dois minutos de jogo, depois que o atacante Miguel Borja, ex-Palmeiras, converteu um pênalti sofrido por ele mesmo.
O América teve a chance de empatar ainda no primeiro tempo na mesma moeda, mas o centroavante Adrián Ramos desperdiçou a penalidade. Porém, a falta gerou a expulsão do zagueiro Mera, fazendo com que o Junior de Barranquilla jogasse com um atleta a menos pelo restante da partida.
Na segunda etapa, os visitantes se jogaram ao ataque e conseguiram o empate aos 36 miuntos, com o lateral Fuentes marcando gol contra. E, sem que os mandantes pudessem reagir, já no minuto seguinte, Vergara decretou a virada. O atacante disparou pela direita e bateu forte, a bola desviou no zagueiro e foi para o fundo das redes: 2 a 1.
— Estou orgulhoso de dirigir estes jogadores, que têm uma capacidade de adaptação importante. Quero felicitá-los, porque não é fácil ganhar aqui em Barranquilla. Jogamos uma grande partida, aproveitando o homem a mais. No segundo tempo, tivemos mais eficácia que no primeiro e, por isso, conseguimos ganhar o jogo — declarou o técnico Cruz Real, em sua entrevista coletiva.
O América jogou com: Chaux; Quiñones (Yesus Cabrera, depois Ureña), Torres, Segovia e Velasco; Luis Paz e Carrascal; Arias (Juan Pérez), Sierra (Moreno) e Vergara; Adrián Ramos. Nesta sexta-feira (11), os dois times voltam a se enfrentar, desta vez em Cali.
No reinício da Libertadores, na próxima quarta (16), o América enfrenta o Inter no Beira-Rio. No dia 29, o confronto com o Colorado se dará em território colombiano. E, por fim, no dia 22 de outubro, a equipe voltará a Porto Alegre, desta vez para desafiar o Grêmio, pela última rodada da fase de grupos.