A paralisação do futebol parece ter feito bem à Universidad Católica. Dos três jogos disputados desde a retomada no Chile, a equipe venceu duas e disparou na liderança do campeonato nacional. A vitória mais recente foi conquistada na noite desta quarta-feira (9), fora de casa, sobre o Huachipato, por 3 a 1. Desta forma, o clube de Santiago, que está no Grupo E da Libertadores ao lado de Grêmio e Inter, chegou aos 25 pontos em 10 rodadas — cinco à frente do Unión Española, que é vice-líder.
— É um triunfo que é muito importante. Não somente pela posição na tabela, mas porque fundamentalmente fizemos uma grande partida diante de uma equipe muito dura, que sabe o que faz e que tem jogadores muito dinâmicos — comentou o técnico argentino Ariel Holan.
Mesmo atuando em Talcahuano, a Católica saiu na frente do placar aos 36 minutos do primeiro tempo, com Fuenzalida. Na volta do intervalo, aos nove, o centroavante Zampedri ampliou a vantagem dos "Cruzados". Três minutos depois, o Huachipato diminuiu com Cris Martínez, mas na reta final o cubano César Munder deu números finais ao confronto.
A equipe atuou com: Dituro; Nuñez, Lanaro, Huerta e Rebolledo; Pinares (Munder), Saavedra e Aued; Fuenzalida, Zampedri (Valencia) e Puch (Lezcano).
O próximo confronto será no domingo, em casa, contra o Audax Italiano. Na quarta-feira, os chilenos se voltam para o reinício da Libertadores, quando recebem o Grêmio no Estádio San Carlos de Apoquindo, às 21h30min.