O governo da Argentina aprovou o protocolo da Conmebol para o retorno da Libertadores no país, nesta terça-feira (25). Os cinco times platinos poderão mandar os jogos da competição em seus estádios próprios, sem a necessidade de buscar sedes alternativas. Apenas o River Plate, por estar reformando o Monumental de Núñez, receberá os adversários no campo do Independiente.
A aprovação vem cinco dias depois do prazo final inicialmente estabelecido pela Conmebol. O ministério da saúde argentino pediu uma prorrogação para análise das normas sanitárias que isentam as delegações — estrangeiras e locais — da necessidade de realizarem quarentena antes de ingressar no país. A reunião que resultou na decisão, na tarde desta terça, na sede do governo federal, a Casa Rosada, em Buenos Aires, envolveu três ministérios e duas secretarias de coordenação nacional.
O vizinho Uruguai ainda não aprovou o conjunto de regras. É o único país com times envolvidos na competição que não aceitou o protocolo.
Nacional e Peñarol já comunicaram em quais estádios mandarão seus jogos caso não recebam o ok do governo. O Beira-Rio foi o escolhido pelo Peñarol do técnico Diego Forlán. A Libertadores volta no dia 15 de setembro.