A classificação do Inter sobre o Tolima confirmou a realização de dois Gre-Nais na fase de grupos da Libertadores. Está será a primeira vez que Grêmio e Inter se enfrentarão na principal competição de clubes da América. No confronto de capitães, do lado tricolor estará o zagueiro Pedro Geromel, campeão em 2017. No lado colorado, a braçadeira será do meia D'Alessandro, vencedor em 2010.
Geromel chegou ao Grêmio para a temporada de 2014. O primeiro Gre-Nal disputado pelo jogador foi em novembro daquele ano. O Tricolor venceu na Arena, por 4 a 1, em partida válida pelo Brasileirão. Desde lá, o atleta entrou em campo em 14 clássicos, tendo um retrospecto de cinco vitórias, sete empates e duas derrotas.
D'Alessandro foi contratado pelo Inter em agosto de 2008. A estreia do meia foi justamente em um Gre-Nal. Válido pela Copa Sul-Americana, o jogo terminou em 1 a 1, no Beira-Rio. Na partida de volta, empate em 2 a 2 e classificação colorada, que terminou como campeão do torneio. Ao todo, o argentino disputou 35 clássicos, com um histórico de 15 vitórias, 11 empates e nove derrotas.
Desde 2014, foram nove os Gre-Nais em que os dois estiveram juntos em campo. E a vantagem está com Geromel. Foram quatro vitórias gremistas, três empates e duas vitórias coloradas. Em aproveitamento total, os números são quase idênticos, mas com uma leve vantagem para D'Alessandro.
Os dois primeiros clássicos gaúchos na Libertadores já têm data marcada. O confronto pela segunda rodada da fase de grupos será disputado no dia 12 de março (quinta-feira), às 21h, na Arena do Grêmio. Pela quarta rodada, o duelo está agendado para o dia 8 de abril (quarta-feira), às 21h30, no Beira-Rio.