Antes de protagonizarem o jogo de ida da semifinal da Libertadores nesta terça-feira (1º), os elencos de River Plate e Boca Juniors foram submetidos a exames de antidoping pela Conmebol. Segundo o repórter Cesar Merlo, repórter do canal de televisão TyC Sports, os jogadores de Grêmio e Flamengo, que se enfrentarão na próxima quarta, também passarão pelo mesmo processo.
— Não revelam o nome dos jogadores submetidos aos exames porque é privado e, se vaza, o clube é multado. Na Copa do Mundo da Rússia, a AFA (Associação de Futebol Argentina) divulgou quais atletas passaram pelo controle antes de um jogo e recebeu uma multa — recordou Merlo sobre o incidente ocorrido antes da estreia, contra a Islândia.
A curiosidade é que, três dias antes, os exames já haviam sido feitos pela Comissão Nacional Antidopagem da Argentina — tanto no hotel onde os comandados de Marcelo Gallardo estão hospedados, em Pilar, como na Casa Amarilla, Centro de Treinamentos do Boca em Ezeiza.
— Não é que a Conmebol tenha alguma dúvida sobre algum jogador, é apenas uma rotina. Farão isso com os outros semifinalistas. É por recomendação da Agência Mundial Antidopagem. Fazem o mesmo na Liga dos Campeões — completou o jornalista.
O primeiro clássico argentino será disputado às 21h30min desta terça, no Monumental de Núñez. No dia 22 de outubro, na Bombonera, os rivais de Buenos Aires decidem quem será o finalista do torneio continental.