O Grêmio foi surpreendido pelo Palmeiras na Arena, e o Inter perdeu de 2 a 0 para o Flamengo no Rio nos jogos de ida das quartas de final da Libertadores. A situação da dupla Gre-Nal não está definida, mas, sem dúvida, os gaúchos terão de se superar nos jogos de volta para manterem o sonho do título vivo.
Na próxima terça (27), a equipe de Renato Portaluppi terá a missão de reverter, fora de casa, a derrota de 1 a 0 para os paulistas. No dia seguinte, é a vez de a equipe colorada contar com o apoio dos seus torcedores para tentar superar os cariocas no Beira-Rio.
Por isso, GaúchaZH perguntou a jornalistas de fora do Rio Grande do Sul: quem passará de fase na competição?
Lédio Carmona, comentarista dos canais SporTV
— Eu acho que a tarefa do Grêmio é mais fácil do que a do Inter. É muito difícil, mas teoricamente é menos árdua. Apesar de achar difícil reverter, o Grêmio tem um handicap, que é que o jogo não é no Allianz Parque. O Grêmio tem que fazer uma atuação como há muito tempo não faz, e o Palmeiras jogou muito bem em Porto Alegre. Sobre o outro jogo, o Flamengo tem um time melhor, mas o Inter tem um time muito competitivo. Acho que perder de dois gols de diferença no primeiro jogo foi muito. Mas o Flamengo jogou mais. A vantagem é grande porque o Flamengo faz muito gol. Mas também toma muito gol. O Inter tem poucas chances, teria que fazer o melhor jogo que já fez no ano, tanto ofensiva quanto defensivamente. Tentar ser perfeito ofensivamente, coisa que não foi no Rio. O Inter e o Grêmio terão que buscar a perfeição que ainda não tiveram na temporada.
Juca Kfouri , blogueiro do UOL Esporte, comentarista da Rádio CBN e colunista do jornal Folha de S. Paulo
— Isso aí é uma coisa difícil. Claro que, pela obviedade, acho que vai dar Flamengo e Palmeiras, pela vantagem construída nos jogos de ida. Mas nada impede que o Inter e o Grêmio revertam a situação.
Mauro Cézar Pereira, jornalista da ESPN
— Eu não acho que está decidido, ainda tem dois jogos. Claro que o Palmeiras e o Flamengo estão com a vantagem, mas eu não faço previsão do futuro, só analiso futebol.
Paulo Vinícius Coelho, comentarista do FOX Sports, blogueiro do Uol e colunista da Folha de S. Paulo
— Não está definido. Palpite é Flamengo e Palmeiras, mas não tem como saber. Entre Grêmio e Inter, o Grêmio tem mais chance, já que é só ganhar o jogo. Mas tudo está em aberto.