O que mais me perguntaram desde que os jogos de ida acabaram é se Grêmio e Inter estão eliminados da Libertadores. Não, não estão, mas estão respirando por aparelhos. Não sei dizer qual dos dois tem a situação mais complicada.
O Grêmio perdeu por somente um gol, mas terá de reverter longe de casa. O Inter levou dois, mas a decisão é no Beira-Rio. No entanto, o maior problema que enxergo é a qualidade dos adversários. Para seguir adiante, Grêmio e Inter deverão fazer jogos perfeitos.
A equipe de Renato precisa fazer gols em uma equipe armada para se defender. O Inter precisa fazer três gols e não levar nenhum de um time que tem por vocação atacar. Palmeiras e Flamengo saíram na frente e tem melhores jogadores do que os nossos. O grau de dificuldade colocado para nossos times é extremamente grande. Mas quem quer ser campeão da Libertadores precisa superar o que vier pela frente.
Comparações
De forma lógica, o que se pode dizer neste momento é que existe uma chance muito grande da dupla Gre-Nal ser eliminada da Libertadores. Ao mesmo tempo, ainda recorrendo à lógica, deveremos ter dois Gre-Nais para definir o campeão da Copa do Brasil. Os cenários são semelhantes. Athletico-PR e Cruzeiro estão vivos, mas também com aparelhos respiratórios ligados.
Mas lembrando que é futebol, sempre podemos ser pegos de surpresa. É um esporte que não raro coloca a lógica para baixo do tapete. O fato é que ainda devemos ter bastante emoção nesta temporada. Gremistas e colorados estão vivendo estes momentos importantes. Todos devem estar orgulhosos.