Os jogos desta quinta-feira (9) definiram os quatro últimos classificados às oitavas de final da Libertadores. Na próxima segunda (13), a Conmebol definirá, por meio de um sorteio, os chaveamentos da fase eliminatória que iniciará somente a partir do fim de julho, depois da Copa América. Confira quais são as 16 equipes que seguem no torneio:
Grupo A: Inter e River Plate
Com duas rodadas de antecedência, o Inter já havia carimbado sua presença no mata-mata. Com 14 pontos, o Colorado, inclusive, garantiu a terceira melhor campanha da fase de grupos. O segundo classificado desta chave foi o River Plate, atual campeão da América. Foram eliminados Palestino e Alianza Lima.
Grupo B: Cruzeiro e Emelec
Até a última rodada, o Cruzeiro tinha 100% de aproveitamento na competição e, com isso, garantido sua classificação de forma antecipada. A derrota em casa não tirou os mineiros das oitavas, mas classificou o Emelec, deixando para trás Deportivo Lara e Huracán.
Grupo C: Olimpia e Godoy Cruz
Esta foi uma chave que conheceu seus classificados apenas na última quinta-feira (9). Mesmo com a derrota em casa, por 1 a 0, para o Sporting Cristal, o Olimpia não perdeu a liderança. Quem também passou foi o Godoy Cruz, que bateu o Universidad de Concepción na Argentina pelo mesmo placar.
Grupo D: Flamengo e LDU
Graças a um empate sem gols na última rodada, em Montevidéu contra o Peñarol , o Flamengo avançou à próxima fase e, ainda por cima, como líder da chave. A outra classificada foi a LDU, que goleou o San José, em Quito, por 4 a 0.
Grupo E: Cerro Porteño e Nacional-URU
O Atlético-MG foi o único brasileiro que não passou de fase na Libertadores. Desta chave, passaram Cerro Porteño e Nacional-URU, empatados em 13 pontos, mas com vantagem paraguaia no saldo de gols. O lanterna foi o Zamora.
Grupo F: Palmeiras e San Lorenzo
Sob o comando de Felipão, o Palmeiras alcançou a melhor campanha entre todos os participantes. Cinco pontos atrás dele, com 10, vem o San Lorenzo. Acabaram ficando de fora da briga Melgar e Junior de Barranquilla.
Grupo G: Boca Juniors e Athletico-PR
Não adiantou o Tolima vencer o Jorge Wilstermmann fora de casa na última rodada. Com a vitória do Boca Juniors, nesta quinta, sobre o Athletico-PR, os argentinos assumiram a liderança da chave. O outro classificado foi o próprio clube paranaense.