Depois de ser derrotado em casa pelo Libertad na terça-feira (12), o Grêmio sofreu um novo revés na quarta (13). Com a vitória da Universidad Católica, por 2 a 1, sobre o Rosario Central, o Tricolor caiu para a lanterna do Grupo H da Libertadores. Se o resultado foi lamentado em Porto Alegre, acabou muito festejado pela imprensa do Chile.
"Foi um final de infarto, eletrizante". Assim, o jornal El Mercúrio abriu a crônica do jogo em seu site, destacando que o time argentino empatou aos 46 minutos do segundo tempo, mas, instantes depois, quando o placar se encaminhava para o 1 a 1, Fuenzalida sofreu pênalti, convertido por Aued. A matéria ainda faz referência à recuperação sobre a decepção na estreia, quando levou 4 a 1: "Os cruzados (apelido da equipe) foram sacudidos pela goleada sofrida na rodada passada contra o Libertad, do Paraguai, e hoje (quarta) conseguiram sua primeira vitória, entrando em cheio na luta por uma vaga nas oitavas de final".
"Coração, mística, Chapa e Aued", traz a manchete do La Tercera, citando por último os dois jogadores envolvidos no pênalti. No texto, mais uma descrição exagerada sobre heroísmo: "O futebol se constrói sobre os feitos de heróis. Com relatos de jogadores que são capazes de levantar uma equipe do solo. Esses foram Fuenzalida e Luciano Aued, os paladinos que armaram a jogada agonizante que significou o triunfo por 2 a 1 da Universidad Católica, quando estava morta".