No estádio Atanasio Girardot, em Medellín, o Palestino surpreendeu o Independiente de Medellín nesta terça-feira (12) e avançou para a próxima fase da Libertadores. No tempo normal, o jogo terminou empatado novamente por 1 a 1 e, nas cobranças de pênaltis, os chilenos venceram por 4 a 1. Na próxima fase, o Palestino mede forças com São Paulo ou Talleres, que se enfrentam nesta quarta-feira, no Morumbi.
Por conta do gol marcado fora de casa, o Medellín entrou em campo com a classificação e tentava cozinhar a partida de todos os jeitos. Do outro lado, o Palestino buscava o jogo, mas sem assustar o time colombiano.
A primeira chance veio com o time da casa. Germán Cano levou a melhor no jogo de corpo, deixou o marcador no chão, mas foi travado na entrada da pequena área por González.
Sem inspiração no ataque, o Palestino resolveu acordar na metade final da etapa inicial e mostrou ao que veio em dois lances. No primeiro, Cortés apareceu sozinho e cabeceou a bola no travessão. No segundo, Luis Jiménez recebeu lançamento na grande área e tocou na saída do goleiro. David González defendeu, porém a bola voltou no peito do jogador chileno e morreu no fundo do gol.
Em desvantagem, o Independiente Medellín partiu para o abafa nos minutos finais e criou boas chances. Na mais clara, a zaga do Palestino afastou mal, a bola voltou para a grande área e Urrego bateu cruzado. Livre, Jesús Murillo entrou de carrinho na pequena área e desperdiçou.
Nos acréscimos, Jesús Murillo aproveitou a segunda chance e foi no alto para cabecear e contar com a colaboração do goleiro para empatar.
No segundo tempo o Palestino iniciou no comando das ações. O time chileno aproveitava o desespero colombiano e tentava colocar pressão. Frágil na defesa a defesa cafetera cedia espaços e observava a pressão dos visitantes.
Apesar da superioridade do Palestino, o DIM começou a equilibrar o jogo e chegou com Larry Angulo. O meia saiu na cara do goleiro e viu González salvar de maneira espetacular.
Com as duas equipes mais desgastadas, os espaços começaram a aparecer e o Medellín por muito pouco não virou. Ricaurte recebeu na intermediária e soltou a bomba, que ganhou altura e explodiu no travessão.
Assim como no primeiro tempo, o DIM fez uma verdadeira blitz na reta final do jogo e criou excelentes chances. Nas duas mais claras, Germán Cano mandou uma cabeçada e um chute rente a trave e assustou o Palestino.
Nas penalidades máximas o Palestino foi perfeito. O time chileno acertou as quatro cobranças. Já o Independiente Medellín foi mal e acertou apenas uma.