Após o empate sem gols no jogo de ida das quartas da Copa Libertadores, Corinthians e Vasco se encontraram na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, para decidir quem ficaria com a vaga na semifinal do torneio. E quem ficou com essa vaga foi o Corinthians, que venceu por 1 a 0, gol marcado por Paulinho, de cabeça, aos 42 minutos da etapa complementar.
O jogo
O clima era de tensão. Em uma partida que valia lugar entre os quatro melhores do torneio mais importante das Américas, os jogadores não se lançavam muito ao ataque. Na primeira vez, aos 16 minutos, foi o Vasco que chegou com Nilton, que, da intermediária, arriscou o chute, com a bola passando perto da trave direita do goleiro Cássio.
Apenas aos 31 minutos o Corinthians respondeu. Após cruzamento de Alex, Paulinho subiu mais alto e cabeceou para o gol, exigindo grande defesa do goleiro Fernando Prass para o placar sem gols se manter até o intervalo da partida.
Segundo tempo
No início do segundo tempo, o técnico do Corinthians Tite reclamou pela não marcação de uma falta e acabou sendo expulso pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden. O panorama da partida continuava o mesmo da etapa inicial, com a bola presa no meio. Lances de perigo davam a impressão de aparecer apenas a partir dos erros adversários.
E foi isso que ocorreu aos 17 minutos. Alessandro falhou na linha que divide o gramado, Diego Souza carregou a bola sem marcação até a entrada da grande área e chutou colocado, com Cássio desviando a bola para escanteio. Na cobrança, Nilton subiu mais alto e acertou o travessão. Por pouco, o Vasco não abriu o placar para encaminhar a classificação.
O Corinthians foi responder aos 32 minutos, quando Emerson aproveitou cruzamento da direita para arriscar da ponta esquerda e acertar a trave direita de Fernando Prass. Pressionando, o Corinthians chegou ao gol da classificação para as semifinais aos 42 minutos, com Paulinho cabeceando de forma certeira após cobrança de escanteio.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 VASCO
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Paulinho, Ralf,Danilo e Alex; Jorge Henrique (Willian 24'/2ºT) e Emerson (Liédson 33'/2ºT). Técnico: Tite.
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri (Felipe 4'/2ºT); Rômulo,Nilton, Juninho e Diego Souza; Eder Luis (Carlos Alberto 24'/2ºT) e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges.
GOL: Paulinho 42'/2ºT (1-0)
Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Altermir Hausmann (RS) e Carlos Berkenbrock (RS)
Renda/público: R$ 2.723.075,00 / 37.936 presentes
Cartões amarelos: Jorge Henrique, Alessandro, Emerson e Paulinho (Corinthians) e Eder Luis, Juninho, Nilton e Renato Silva (Vasco)