A reta final de Brasileirão para o Inter ainda tem boas possibilidades. Apesar de baixa, a chance de título existe: 0,55%. A possibilidade de vaga direta na fase de grupos da Libertadores é maior: são 83,4% de classificação.
Os dados são tirados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que utiliza metodologia única e complexa para chegar aos resultados.
Um dos responsáveis pelos cálculos é o professor Gilcione Nonato Costa. O projeto, iniciado em 2005, tornou-se referência para as probabilidades do Campeonato Brasileiro, trazendo as chances das equipes serem campeãs, classificarem-se para a Libertadores e Sul-Americana, além da luta contra o rebaixamento.
— Com os jogos realizados, os perfis de cada time são estimados com base na frequências de vitórias, empates e derrotas como mandante e visitante — explica o professor da UFMG.
Ele acrescenta que vencer um time melhor colocado na tabela tem mais peso do que um pior classificado. A lógica serve para a derrota, na qual perder para uma equipe na parte de baixo pesa mais.
— Esses perfis são projetados para os jogos que ainda não foram realizados por meio de milhões de simulações. Ao final, são contados o número de vezes em que cada equipe foi a campeã, classificada para a Libertadores, Sul-Americana e rebaixada. Esses dados são divididos pelo número total de simulações, que nos fornece as probabilidades — diz o matemático.
Ao todo, são efetuadas 3 milhões de simulações a cada vez que o site é atualizado. Após a vitória do Inter contra o Vasco na quinta (21), o site recebeu a atualização e as chances de título do Colorado aumentaram de 0,2% para 0,5%.
De acordo com os cálculos da UFMG, o Botafogo tem 52,9% de chances de levantar a taça, enquanto o Palmeiras tem 41%. O Fortaleza corre por fora, com 5,3%, mas as chances podem aumentar em caso de vitória sobre o Fluminense nesta sexta-feira (22).