Dos quatro jogos que restam no Brasileirão, em três deles o Inter enfrenta adversários que estão na sua frente. Seja para confirmar a vaga direta na Libertadores ou para sonhar com o título até a última rodada, bons jogos contra essas equipes são fundamentais.
No próximo domingo (24), no Beira-Rio, o Inter enfrenta o único time do quarteto que está atrás, o Bragantino, 18º. Na sequência, vem o Flamengo, no Maracanã, que, no momento, tem os mesmos 62 pontos do Colorado, mas uma vitória a mais, na 4ª colocação.
Nas últimas duas rodadas, que ainda não têm datas e horários confirmados pela CBF, os adversários são o Botafogo, atual líder — que estará contaminado pelo seu resultado na final da Libertadores, em 30 de novembro — e o Fortaleza, que ocupa a terceira posição, com 63 pontos.
A distância do Inter para o Botafogo ao final da 34ª rodada é de sete pontos: ou seja, diminuiu. Com os "pés no chão", o técnico Roger Machado mantém o foco na conquista da vaga para a fase de grupo a Libertadores, mas não proíbe os torcedores de sonhar com a taça.
Sobre a reta final do time no Brasileiro, o comandante colorado prefere não elencar o desafio mais difícil, mas deu as tintas do que espera a equipe nos jogos restantes.
— Não consigo afirmar nesse momento qual adversário seria mais duro enfrentar. Cada uma vai nos impor uma dificuldade diferente. Vai ser briga de gente grande — afirmou o técnico após a vitória sobre Vasco, na quinta-feira (21), em São Januário.
Mesmo com o discurso comedido, Roger Machado está com a confiança de 15 jogos em sequência sem perder no campeonato. Para ele, a arrancada à frente do Inter, onde chegou em julho, é provavelmente a melhor da carreira como treinador. São 22 partidas pelo Inter, com 12 vitórias, oito empates e duas derrotas — aproveitamento de 67%.
— Penso que todos os outros trabalhos foram muito bons. Eles foram interrompidos. E eu não pude concluí-los. Nesse momento, talvez esse possa ser o melhor início, digamos assim, com os resultados começando a aparecer numa estrutura que a gente, como eu falei no jogo passado, em parte que eu me apropriei do treinador anterior (Eduardo Coudet), mas também era a estrutura que eu jogava no clube anterior (Juventude) — comentou.
Jogos que restam para o Inter no Brasileirão
35ª rodada
- Domingo (24), às 16h — Inter x Bragantino — Beira-Rio, em Porto Alegre
36ª rodada
- Domingo (1°), às 16h — Flamengo x Inter — Maracanã, no Rio de Janeiro
37ª rodada
- Inter x Botafogo — Beira-Rio, em Porto Alegre*
38ª rodada
- Fortaleza x Inter — Arena Castelão, no Ceará*
*Datas e horários ainda serão confirmados pela CBF.