Ainda falta um pouquinho, possivelmente nem seja necessário pontuar mais, para a vaga na Libertadores encerrar o ano do Inter, e até por isso a direção está de olho em 2025. Com a classificação à principal competição do continente encaminhada para a próxima temporada, os dirigentes trabalham na montagem do grupo, com saídas e chegadas a partir de janeiro. O primeiro foco de reposição será na defesa, mas liberação de atletas de outros setores do campo deve ser confirmada quando o Brasileirão acabar.
O nome mais repetido, inclusive, em conversas nos corredores do Beira-Rio, é de um velho conhecido. Juan Jesus, 33 anos, é um dos cotados para retornar ao Inter 12 anos depois de sair para a Itália. Com passagens por Inter de Milão, Roma e, agora, Napoli, está em vias de deixar o clube em janeiro e Porto Alegre é o destino provável.
Depois de chegar de Minas Gerais ainda menino, Juan foi promovido ao grupo principal durante a Libertadores de 2010, e estava na equipe que conquistou o bi para o Inter. Cria da base colorada, destacou-se como zagueiro e lateral pela esquerda, aproveitando o fato de ser canhoto. Deixou o clube em janeiro de 2012, vendido por 3,8 milhões de euros para a Inter de Milão. Foi titular por quatro temporadas, com quase 150 partidas pela equipe. Depois, transferiu-se para a Roma, onde também passou dos cem jogos. Por fim, foi para o Napoli e foi campeão italiano de 2022/23, em um título histórico para a equipe do sul da Itália.
Depois disso, porém, sua vida piorou. Ele foi alvo de um ataque e seu carro foi destruído, quando uma onda de violência se abateu sobre a cidade e ainda respingou em outros jogadores. Na atual temporada, só jogou duas vezes, e marcou um gol. Seu contrato vai até junho, mas existe a chance de antecipar sua saída para janeiro.
Vitão interessa ao Napoli
Isso coincidiria com outra possível negociação. O Napoli é um dos clubes interessados em Vitão, zagueiro colorado. O Inter chegou a aceitar 10 milhões de euros (R$ 61 milhões) oferecidos pelo Betis em junho, mas não houve a finalização da compra porque o clube espanhol não teria como cumprir a regra do fair play financeiro. O fato é que Vitão é o ficha 1 para sair do Beira-Rio, e uma oferta nesses valores tende a ser aceita. Assim, é possível que ocorra uma espécie de troca informal entre Inter e Napoli, envolvendo Vitão e Juan Jesus.
Campeão da Libertadores
O outro zagueiro especulado é Pablo Marí. O espanhol de 31 anos apareceu no futebol brasileiro sendo zagueiro do Flamengo de 2019, campeão da Libertadores e do Brasileirão. Está no Monza, da Itália, e seu contrato termina em junho. Até agora, não houve sinalização dos italianos em renovação, mesmo que ele seja titular e tenha jogado em todas as 14 partidas do time. Ele pode assinar um pré-contrato.
A defesa é a prioridade no Inter porque foi a posição na qual mais se perdeu jogadores. Robert Renan e Igor Gomes foram negociados e Gabriel Mercado sofreu uma lesão grave, que só vai devolvê-lo aos gramados na metade de 2025. O time tem apenas Vitão, Rogel e Clayton Sampaio no grupo principal, tendo completado a equipe com jogadores da base. Se Vitão for mesmo negociado, a urgência aumentará.
Na fila de negociações
Além do defensor, outros dois atletas colorados estão na mira da Europa. Um já era esperado: Gabriel Carvalho. O menino é observado pelos principais clubes do mundo e não é descartada uma venda já no início de 2025, mesmo que ele só possa deixar o país em agosto, quando completar 18 anos.
O outro é Wesley, que se destacou na atual temporada e é um dos goleadores do time. Ele chegou a receber uma proposta do Besiktas no meio do ano, mas os valores (7 milhões de euros) não agradaram, já que metade de seus direitos pertence ao Palmeiras. Na frente, Alario está sendo sondado no River Plate e se aparecer proposta, será negociado.
Se forem confirmadas essas vendas, a tendência é de que o Inter volte ao mercado em busca de reposição, além de aproveitar promessas da base.
Leilão
Outro foco da direção é na lateral esquerda. Mais especificamente em Bernabei. O argentino tem sido um dos melhores do Brasileirão e pertence ao Celtic. Os escoceses não pretendem negociar sua saída em definitivo agora, apenas ao final da temporada brasileira. O Inter tem prioridade na compra, mas teme um leilão, já que o Cruzeiro estaria interessado. Até agora, não há um valor confirmado pelo atleta.
Como a previsão do orçamento colorado é de arrecadar R$ 160 milhões em vendas de atletas em 2025, é possível afirmar: a fotografia atual do time vai mudar bastante no ano que vem. Nem que seja na metade da temporada.
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.