A cinco rodadas do fim do Brasileirão, a vaga para a Libertadores 2025 é uma realidade para o Inter. Resta apenas a confirmação matemática da classificação, que pode ocorrer na próxima partida, marcada para 21 de novembro, contra o Vasco. Mas com 15 pontos ainda em disputa, o que é possível para os comandados de Roger Machado?
Na frieza dos números, a vaga para a Libertadores só não está confirmada por capricho. Segundo o departamento de matemática da UFMG, especialista em probabilidades do futebol, o Inter tem mais de 99,9995% de chances de ficar entre os seis primeiros, já excluindo o Flamengo da conta. Hoje, são 12 pontos do sétimo colocado, e 13 do oitavo.
De acordo com o professor Gilcione Nonato Costa, um dos responsáveis pelos cálculos, a classificação não é oficial apenas por capricho. De todas as combinações possíveis nas rodadas finais, são apenas três que eliminam os colorados, já incluindo que o Cruzeiro e o Botafogo não sejam campeões das competições continentais. Ele explica:
— Fiz 2,8 milhões de simulações, e o número de simulações que deram o Inter fora da Libertadores foi em número menor do que 0,0005% delas.
A atual Libertadores pode impactar nas vagas diretas para o ano que vem. Se o Botafogo for o campeão de 2024, o Inter só precisa de quatro pontos para estar na fase de grupos de 2025 sem depender de qualquer resultado.
Por enquanto, a disputa é com o São Paulo. O Inter tem dois pontos a mais do que a equipe do Morumbi. Ambos terão três partidas fora e duas em casa nas cinco rodadas finais. No caso dos paulistas, com dois gaúchos pela frente, Grêmio e Juventude.
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.