- Técnico Eduardo Coudet crê que, em algum momento, terá que priorizar competições;
- Time contará com o retorno dos jogadores que disputam a Copa América;
- Clube poderá realizar contratações com a abertura da janela de transferências.
O destino em 25 dias. O julho colorado será tão abarrotado de jogos quanto decisivo. As próximas semanas mostrarão pelo o que ou se o clube lutará por títulos este ano. O sétimo mês do ano reserva espaço aos playoffs da Copa Sul-Americana, a terceira fase da Copa do Brasil e quatro partidas do Brasileirão. Na linha de chegada da maratona de oito partidas, uma a cada três dias, em média, o Inter saberá o que lhe resta a fazer no restante da temporada.
No começo do ano, a intenção do clube era priorizar o Brasileirão. A arrancada irregular pode fazer com que os planos sejam modificados. O Inter está a nove pontos do líder Flamengo, mas com dois jogos a menos. Décimo colocado por pontos, o time de Eduardo Coudet aparece na nona colocação por aproveitamento. A distância, em pontos, pode aumentar. Nas datas em que disputará partidas da Copa do Brasil e da Sul-Americana, o Brasileirão terá rodada.
Até o momento, apenas Coudet se manifestou sobre o tema. Após o empate com o Criciúma, no domingo (30), o treinador afirmou que em algum momento se estabelecerá prioridades.
— É evidente que em algum momento vamos ter que eleger algo, porque é impossível se vermos a sequência. Acho que julho é o mês mais complicado do ano. Serão 10 jogos (são oito), pelo menos, com viagens e decisões. Mas estamos trabalhando para fazer da melhor maneira. Vamos competir e brigar. Estou confiante. Ainda temos dois jogos a menos e estamos bem na tabela — declarou.
Três fatores podem amenizar o desgaste. O primeiro será visto no dia 7, quando o Beira-Rio reabrirá suas portas para os torcedores. Mandar os jogos em seu estádio reduzirá os deslocamentos, embora sejam apenas três partidas como mandante.
Os jogos contra Flamengo e Fortaleza estavam no calendário inicial, mas estão sem datas para acomodar as partidas das competições de mata-mata. O par de confrontos seria em Porto Alegre. O elenco terá duas viagens para o Rio de Janeiro, uma para Caxias do Sul, Rosario, na Argentina, e Salvador.
Contratações
A segunda é ter um elenco mais encorpado. Contra o Criciúma, Coudet teve apenas dois atacantes à sua disposição, o garoto Lucca Drummond e Wanderson. Além de desfalques por lesão e suspensão, Valencia e Borré disputam a Copa América com suas seleções — o goleiro Rochet fecha a lista de convocados colorados para o torneio.
No pior cenário, para o Inter, o trio estaria de volta para o duelo de ida da Sul-Americana contra o Rosario, na Argentina. Caso Equador, Colômbia e Uruguai estejam na disputa do terceiro lugar ou da final, marcadas para os dia 13 e 14, respectivamente.
Em cenário mais otimista, Valencia pode jogar no fim de semana contra o Vasco se o Equador for eliminado pela Argentina na quinta. Borré e Rochet, se Colômbia e Uruguai caírem da competição no sábado, poderiam jogar contra o Juventude, pela Copa do Brasil, no dia 10.
Coudet também pode ganhar opções no decorrer do período devido à abertura da janela de transferências no dia. Porém, a CBF determinou que as inscrições só serão aceitas a partir do dia seguinte. Como a regularização de uma possível contratação aconteceria depois da partida de ida contra o Juventude, na melhor das hipóteses, o Inter poderia colocá-lo em campo contra o Rosario Central, no primeiro duelo dos playoffs da Sul-Americana.
Com tantas partidas importantes, a vida do Inter terá um antes e um depois de julho.
Calendário colorado
- 4/7 - Fluminense x Inter (Brasileirão)
- 4,5 e 6/7 - Quartas de final da Copa América
- 7/7 - Inter x Vasco (Brasileirão)
- 9 e 10/7 - Semifinais da Copa América
- 10/7 - Inter x Juventude (Copa do Brasil)
- 10/7 - Abertura da janela de transferências
- 11/7 - Liberada utilização de reforços
- 13/7 - Juventude x Inter (Copa do Brasil)
- 13/7 - Disputa do terceiro lugar da Copa América
- 14/7 - Final da Copa América
- 16/7 - Rosario Central x Inter (Sul-Americana)
- 20/7 - Botafogo x Inter (Brasileirão)
- 23/7 - Inter x Rosario Central (Sul-Americana)
- 28/7 (data-base) - Bahia x Inter (Brasileirão)