Ainda não foi o ideal, claro, mas o empate do Inter com o Bahia em Salvador dá um alento para a sequência da temporada. O segundo tempo na Fonte Nova renovou a esperança da equipe. O time foi bem e não se resignou com a derrota parcial. O 1 a 1 não resolveu os problemas, mas permite a Roger Machado ter sua primeira semana cheia para treinar em um ambiente um pouco mais tranquilo. Mas ainda de olhos abertos, porque o Z-4 está a dois pontos, e o G-6, a 12.
Roger terá seis dias para preparar o time que enfrentará o Palmeiras no domingo (4). Será um tempo para, antes de qualquer coisa, recuperar jogadores. Depois, dar sequência a um planejamento para as mudanças que deseja ver no time. Tudo isso em um ambiente menos carregado. Por mais que não tenha interrompido a sequência sem vitórias (que subiu para seis, no Brasileirão), o 1 a 1 dá ânimo.
— O empate é um fator emocional importante, ainda mais com o contexto da partida — admitiu Roger.
Borré concordou que o empate pode ajudar a distensionar o ambiente. Disse o colombiano, autor do gol:
— Valeu o esforço que fizemos. Um campo complicado, com um rival que vem jogando bem. Eles têm bons jogadores e com boa qualidade de jogo. Com as mudanças, estamos tendo crescimento. Estamos nos sentindo bem, corrigimos muitas coisas no segundo tempo e tivemos mérito para buscar o resultado.
As mudanças feitas no jogo
A partida em Salvador teve dois momentos. O primeiro durou até os 30 minutos. Aos 12, levou um gol de bola aérea após cobrança de falta. E não encontrava muitas soluções ofensivas. A partir de meia hora, Roger trocou Borré e Gabriel Carvalho de lugar. O menino caiu mais para a direita, o colombiano foi ser dupla de Valencia.
— O resultado não demonstra o que foi a partida. Foi um primeiro tempo de superioridade do Bahia. Nesse momento de instabilidade, não deixamos de competir. O intervalo foi o momento do ajuste. Tivemos volume e oportunidades criadas. As trocas nos deram intensidade. Talvez a vitória fosse o resultado mais justo. Os meninos entraram bem. É um ponto importante nesse recomeço.
A semana de treinos do Inter começará na terça-feira (30). Como houve atraso no retorno de Salvador porque a base aérea de Canoas não tinha teto para receber aterrissagens, foi preciso dormir mais uma noite na capital baiana. Os jogadores tiveram folga na segunda. De agora em diante, a realidade é o Brasileirão. Há mais de um turno pela frente.