A curta janela de abril pode mudar uma pequena parte da fotografia colorada. O grupo terá acréscimos e tende a sofrer algumas baixas. Será uma readequação da equipe antes do período maior de contratações, que envolve também a Europa, a partir de julho. A primeira confirmação ocorreu já na na segunda-feira, com o anúncio do goleiro Fabrício.
Vindo do Nova Iguaçu após o vice-campeonato do Cariocão, o jogador de 38 anos chegou a Porto Alegre e apareceu no BID. Como estava na lista de boa fé entregue à Conmebol, pode ficar à disposição de Eduardo Coudet para enfrentar o Real Tomayapo, às 21h de quarta-feira, no Beira-Rio.
A intenção da direção colorada com esta contratação é aumentar as opções para a posição. A direção e a comissão técnica entenderam que precisavam contar com um jogador mais experiente entre os goleiros, após a lesão grave de Ivan e a iminente ausência de Rochet, que pode ficar fora por aproximadamente 40 dias durante a disputa da Copa América, entre junho e julho. Fabrício disputará posição com Anthoni.
Natural de Paranavaí, no Paraná, o goleiro já havia atuado por Iraty, Rio Branco, Paranavaí, Olé Brasil, Guarani de Juazeiro, Icasa, Operário Ferroviário, J. Malucelli, Foz do Iguaçu, Cianorte, Vila Nova, CSA, Boa Esporte, Santo André, Água Santa, Azuriz e Uberlândia, antes do Nova Iguaçu, pelo qual disputou 16 jogos neste ano. O Inter é o primeiro clube da Série A da carreira do goleiro.
Além dele, as portas também estão abertas para Wellington, do São Paulo. O lateral-esquerdo de 23 anos tem vínculo com o clube paulista até o final do ano e não tem qualquer avanço em uma eventual renovação. A partir de junho, pode assinar um pré-contrato. Mas o Inter tenta antecipar sua chegada, inclusive aproveitando a janela de abril. Não se descarta compensação financeira ou envolvimento de algum jogador no negócio.
Não é segredo também que o Inter busca um zagueiro. Se não para agora, ao menos para o meio do ano. Adryelson, do Lyon, despertou interesse, mas sem avanços.
O outro reforço não é qualquer cara nova. Pelo contrário. Thauan Lara, que estava emprestado ao Fortaleza, voltará ao Beira-Rio. O clube cearense entende que ele cometeu um ato de indisciplina ao abrir uma live nas redes sociais na qual aparecia bebendo e ouvindo funk. Ele não deve ser aproveitado por Coudet, e o Inter busca um novo destino ao jogador de 20 anos que disputou apenas uma partida no time de Juan Pablo Vojvoda.
O equilíbrio do grupo se dará com saídas. A mais próxima de ser confirmada é a de Carlos de Pena. O uruguaio está em vias de assinar com o Bahia. Ele rescindirá com o Inter e irá para Salvador em contrato definitivo.
Matheus Dias também pode deixar Porto Alegre. O volante e lateral esteve ligado ao Fortaleza como compensação à contratação de Bruno Gomes, mas ainda sem acerto. A situação pode evoluir nos próximos dias.
Outras negociações são aguardadas. Gabriel, o volante, não tem propostas concretas. Ele foi sondado, há uns meses, por Corinthians, Vasco e clubes da MLS. Mas ninguém chegou a avançar para contratá-lo. Fora dos planos, segue treinando no CT Parque Gigante.
E ainda tem a situação de Mauricio. Ao longo da segunda-feira, circularam informações sobre uma possível saída do jogador que já interessou a Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Bragantino. Mas a direção do Inter negou qualquer mal-estar entre o meia e o restante do grupo. E garante que ele não sairá na janela de abril. Mas é cada vez maior a chance de ele ser negociado em julho, quando esquenta o mercado europeu, e não mais em dezembro. O Inter vê nele seu maior ativo para a temporada e a necessidade financeira pode antecipar essa saída.
Fabrício
- Nome: Fabrício Barros Santana
- Data de nascimento: 07/01/1986 (38 anos)
- Local de nascimento: Paranavaí-PR
- Altura: 1m92cm
- Clubes anteriores: Rio Branco, Paranavaí, Guarani Juazeiro, Icasa, Rio Branco, Operário-PR, Cianorte, Corinthians-PR, Foz do Iguaçu, Boa-MG, CSA, Vila Nova, Santo André, Água Santa, Azuriz, Uberlândia, Nova Iguaçu