Contra o Palmeiras, o Inter inicia uma maratona de jogos fora de casa. Dependendo do sorteio da Copa do Brasil, o jogo desta quarta-feira pode ser o primeiro de uma série de sete partidas entre as quais apenas uma será no Beira-Rio. As três próximas certamente serão de visitante, o que envolverá um planejamento específico de Eduardo Coudet. O time gaúcho enfrenta o campeão brasileiro a partir das 21h na Arena Barueri.
Se a terceira fase da Copa do Brasil determinar que o Inter faça o jogo de ida como visitante, a sequência apresentará Palmeiras, Athletico-PR e Delfín fora, Atlético-GO em casa, Cruzeiro, Tomayapo e o adversário da Copa do Brasil, todos fora. Os atletas e a comissão técnica passarão mais tempo em viagem do que em Porto Alegre.
Por isso, é hora de Coudet rodar o grupo. É provável que um grupo de 20 jogadores tenha ao menos alguns minutos nesses três compromissos. O técnico insiste que raramente preserva. O que faz é "escalar aqueles que apresentarem as melhores condições".
Para o jogo desta quarta-feira, a mudança de local, saindo da Arena Palmeiras e indo para Barueri, também alterou o planejamento. O estádio da Capital tem gramado sintético, o que é considerado um dificultador na recuperação após a partida. E o compromisso posterior, contra o Athletico-PR, também é em grama artificial. Some-se a isso que o jogo seguinte é válido pela Copa Sul-Americana, competição na qual o Inter começou mal e precisa se recuperar com urgência.
— Vamos nos preparar para o próximo jogo (contra o Palmeiras). Vamos olhar o rival e ver quem estará melhor. As trocas são por necessidade física também — declarou o técnico.
A tendência é de que Coudet escale contra o Palmeiras um time mais físico, com Mercado retornando à zaga. Além disso, Wesley está cotado para ganhar uma vaga no setor ofensivo. A ideia é utilizar atletas que estejam em boas condições físicas para preservar uma das características mais valorizadas pelo comandante argentino: a intensidade.
— Esse é um time que vai correr, vai jogar. Vamos enfrentar times com intensidade, mas estamos preparados para correr e sustentar — completou.
Contra o Athletico-PR, pelas dificuldades naturais da sequência e do gramado, além da necessidade de recuperação na competição continental, é possível que mude bastante a fotografia, dando oportunidades a nomes como Igor Gomes, Bernabei, Gustavo Prado, entre outros. E voltando aos titulares habituais na partida do Equador.
Por titulares habituais entenda-se também Aránguiz, Valencia e Alan Patrick. O clube espera que ao menos dois deles possam atuar no Equador (com mais chances para o chileno e para o equatoriano). Caso não tenham condições, a tendência é de que voltem contra o Atlético-GO.
Chegou a hora de colocar em ação o grupo montado no início do ano. Está aberta, oficialmente, a era de um jogo a cada três dias. E esse período vai até junho, na data Fifa.
Próximos jogos
- 17/4 — Palmeiras (F)
- 21/4 — Athletico-PR (F)
- 25/4 — Delfín (F)
- 28/4 — Atlético-GO (C)
- 1º ou 2/5 — Copa do Brasil (a definir)
- 4/5 — Cruzeiro (F)
- 7/5 — Tomayapo (F)