As incidências ocorridas na vitória do Inter sobre o São José, neste domingo (11), deverão ser levadas ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS). Além de justificar os cartões vermelhos apresentados aos treinadores Eduardo Coudet e China Balbino, o árbitro da partida, Roger Goulart, citou em súmula o arremesso de pedaço de madeira, garrafas de água e cadeira vindas do setor onde se localizava a torcida do clube mandante no Estádio Passo D'Areia.
Sobre as expulsões dos técnicos, após discussão na beira do campo, aos 33 minutos do primeiro tempo, as justificativas foram as mesmas: "Invadir a área técnica da casa mata do seu adversário e trocar xingamentos com o técnico da equipe adversário criando um clima de animosidade a partida e seus adversários".
Após a partida, Coudet se desculpou pela cena e explicou que a briga foi motivada pelo fato do São José não ter praticado "fair play", depois de Pedro Henrique empurrar a bola pela linha lateral para que um adversário fosse atendido pelo médico do clube.
— No momento senti que foi uma jogada muito feia, não para o Inter e sim para o futebol. Quase tomamos gol no lance. Pedi desculpas ao treinador rival, eu não costumo ser desrespeitoso, muito menos com o juiz. É o primeiro cartão vermelho que tomo desde que estou no Brasil. Espero que a Federação (FGF) considere o antecedente se for julgar — declar
Outro que recebeu cartão vermelho foi Luiz Adriano, já nos acréscimos do jogo. De acordo com a súmula, o centroavante colorado deu "um chute em seu adversário atingindo com o bico de sua chuteira da perna direita na altura da panturrilha da perna esquerda de seu adversário. Lembro ainda que após ser expulso o atleta se dirigiu ao arbitro da partida e lhe disse as seguintes palavras: 'Tu é muito fraco mesmo'".
Todos os profissionais terão de cumprir suspensão automática na próxima rodada. O Inter recebe o Brasil de Pelotas na quarta-feira (14), enquanto o São José visitará o Caxias na quinta (15). Além disso, eles serão julgados e, dependendo da denúncia apresentada, podem pegar um gancho maior.
Arremessos
A situação mais grave, contudo, diz respeito ao comportamento da torcida local. Goulart descreveu que, em três situações diferentes, foram arremessados objetos no campo de jogo. Primeiramente, após as expulsões dos treinadores, foi atirado "um pedaço de madeira".
Depois, durante a comemoração do gol colorado, em pênalti convertido por Carlos De Pena, foram jogadas "duas garrafas cheias de água em direção dos mesmos atletas". Por fim, após o apito final, na passagem dos atletas do Inter para o vestiário, uma cadeira foi jogada do pavilhão par ao gramado. Em todas as situações, conforme o árbitro, os arremessos vieram de pessoas que se encontravam a torcida do São José.