Após cumprir suspensão automática pela expulsão contra o São José, na vitória sobre o Brasil de Pelotas, na última quarta-feira (14), Eduardo Coudet ainda não está livre de uma punição ainda maior. O treinador foi denunciado pela Procuradoria do TJD-RS nesta quinta-feira. Agora, a Secretaria agendará o julgamento para as próximas semanas. A pena máxima pode chegar a seis partidas de afastamento.
A informação foi confirmada à GZH pelo encarregado da denúncia, o procurador Renan Eduardo Cardoso. Os artigos em que Coudet e China Balbino, técnico do São José, foram enquadrados são o 258, 'caput', e o 258-B. Os dois se envolveram em uma discussão durante o segundo tempo do embate, vencido pelo Colorado por 1 a 0.
Na visão da Procuradoria, os treinadores assumiram condutas contrárias à disciplina e à ética desportiva e também, após a expulsão, invadiram o campo de jogo, aumentando a confusão. Outros incidentes do confronto também foram apreciados e denunciados, como os arremessos vindos da torcida local contra a delegação colorada em momentos distintos da partida, e o cartão vermelho de Luiz Adriano.
O centroavante foi enquadrado no artigo 250, 'caput', pelo ato de hostilidade em entrada no adversário e também 258, parágrafo 2°, II, pela reclamação desrespeitosa após a expulsão. A pena máxima é de três jogos.
A tendência de momento é que o caso seja apreciado somente após o Gre-Nal da fase classificatória, marcado para 25 de fevereiro.