O Inter chegará ao Gre-Nal de domingo líder e com uma sequência de cinco vitórias no Gauchão. Após bater o Novo Hamburgo, a semana colorada começa com dúvidas em, pelo menos, três questões. A primeira se Sergio Rochet se recuperará a tempo de iniciar o clássico. O goleiro uruguaio, que ainda não atuou nesta temporada por apresentar dores na região torácica, será reavaliado nos próximos dias.
A outra é se Eduardo Coudet irá manter Alan Patrick em uma posição recuada como um dos quatro meio-campistas ou se a possível volta de Mauricio fará o camisa 10 ser novamente o companheiro de Enner Valencia no ataque, como na vitória sobre o Grêmio no último clássico de 2023. A terceira surgiu no Estádio do Vale, com o zagueiro Mercado saindo no começo do segundo tempo após forte dividida com o centroavante Luam Parede. O argentino deixou o gramado com o joelho esquerdo enfaixado.
Apesar das dúvidas, o ambiente colorado foi de confiança com mais um resultado positivo. Autor de um gol e de uma assistência para Alan Patrick, Valencia destacou o bom momento colorado antes do clássico.
— Muito importante. Precisávamos ganhar e ganhamos. Agora é encarar o Gre-Nal, que será muito importante para nós vencermos. Estamos treinando bem, fazendo bons jogos, e penso que isso se vê em campo. Agora é fazer valer no Gre-Nal para seguir na liderança — pontuou.
Apesar da boa sequência do Inter, o técnico Eduardo Coudet tratou de rechaçar qualquer favoritismo no Gre-Nal. O argentino foi na máxima de que clássico iguala os times.
— O clássico não tem favorito. Chegamos bem, vamos ter uma semana completa para trabalhar com tranquilidade. Seguiremos trabalhando a preparação do time — resumiu.
Ao comentar a situação de Rochet, Coudet disse que só durante a semana se saberá a real condição do goleiro para o clássico.
— Sempre falamos que é uma lesão na qual não podemos projetar quando estará 100%. Não se pode adiantar o processo. Então veremos como ele estará na semana. Hoje seria precipitado falar da situação — completou.
Experiente em Gre-Nais, o chileno Aránguiz ressaltou na saída do gramado do Estádio do Vale a boa sequência colorada.
— O grupo vai jogo a jogo. Estamos fazendo as coisas bem, esse é o caminho. Seguimos o nosso trabalho dia a dia — disse o chileno, que ressaltou sua adaptação para ser o primeiro volante colorado.
— Desde que saí do Inter, em todo esse tempo joguei nessa posição, deixei de ser um volante que chegava bastante à área. Minha função na Alemanha foi construir desde trás. É uma posição que conheço bastante e não me incomoda em nada fazer essa função. Se o técnico está satisfeito, que assim siga — reafirmou.
Líder, o Inter já está garantido como um dos quatro primeiros colocados do Gauchão, o que garante vantagem nas quartas de final. Se vencer o Gre-Nal, o Colorado também confirmará matematicamente o primeiro lugar na fase de classificação.