Uma das caras novas na reapresentação do Inter, segunda-feira (8), no CT Parque Gigante, foi o jovem Tiago Guth, de apenas 19 anos. Zagueiro canhoto, de 1m83cm, ele pertence ao clube e, em 2023, esteve cedido por empréstimo ao Independiente Del Valle, do Equador, para adquirir experiência internacional. Agora, ele será observado pela comissão técnica e poderá receber chances no Gauchão.
Natural de Venâncio Aires, o garoto acumula experiência em outras equipes do país. Após começar, aos 11 anos, nas categorias de base do Guarani, ele passou por Juventude e Corinthians antes de chegar ao Inter, em 2021. Mas foi no clube colorado que o zagueiro assinou o primeiro vínculo profissional, até o fim de 2023.
O planejamento dos dirigentes da base colorada foi de ceder Tiago Guth ao Del Valle para disputar a Libertadores sub-20. Ele foi utilizado em cinco partidas do torneio continental pelo clube equatoriano — quatro delas como titular.
Para o empréstimo ser realizado, o Inter estendeu o contrato do jogador por mais um ano, até 2024. A aposta é que, entre os profissionais, ele conseguirá superar as lesões que atrapalharam a sequência no Colorado e também no Exterior.
O zagueiro, que completará 20 anos em março, é apontado internamente como um defensor técnico, com visão e que sai jogando com facilidade. Características que agradam ao técnico Eduardo Coudet.
O rendimento nos treinamentos definirá o aproveitamento de Tiago Guth. Atualmente, o grupo tem outras cinco alternativas para a zaga: Mercado, Vitão, Robert Renan, Igor Gomes e Nico Hernández. Entretanto, Mercado está suspenso por confusão no Estadual de 2023 e Nico poderá ser negociado. Em paralelo, a direção busca outras opções no mercado para reforçar o setor.