O novo Conselho de Gestão do Inter, eleito no final de 2023, assume nesta segunda-feira (8), às 19h, no Beira-Rio. O mandato é válido para o triênio 2024-2026.
Os vice-presidentes Dalton Schimitt Junior, Ivandro Morbach, Victor Grunberg e Miguel Dagnino foram eleitos com a Chapa 1 do presidente Alessandro Barcellos, que segue para mais uma período à frente do Inter. Eles entram no lugar de Dannie Dubin, Arthur Caleffi, Luiz Carlos Bortolini e Humberto Busnello, integrantes da diretoria até então. A vitória de Barcellos sobre o grupo de Roberto Melo se deu com 53,68% dos votos.
Além disso, 150 novos conselheiros ingressam no Conselho Deliberativo, que teve 50% das cadeiras elegíveis atualizadas. Das seis chapas inscritas, quatros superaram a cláusula de barreira de 10% dos votos válidos.
Enquanto o Conselho de Gestão é responsável pela administração direta do clube, com auxilio de outros vice-presidentes especializados e diretores, o Conselho Deliberativo é como um "poder legislativo", responsável por fiscalizar as decisões administrativas e aprovar os atos da gestão, com base nas leis, estatutos e regimentos internos. Cabe aos conselheiros deliberativos, por exemplo, discutir, analisar e aprovar as contas da instituição.
Conselho de Gestão
1º Vice-presidente
Dalton Schimitt Junior (50 anos) — É economista e mestre em Administração de Empresas/Finanças. Atua como executivo, com experiência em gestão e conselhos de administração. É conselheiro do Inter e foi assessor da presidência colorada no último período de gestão. Fundou o movimento Academia Colorada.
2º Vice-presidente
Ivandro Morbach (42 anos) — É bacharelando em Políticas Públicas e Marketing. Atua como secretário parlamentar, com foco na gestão de projetos sociais. Conselheiro do Inter, é um dos idealizadores da modalidade de associação da Academia do Povo. Foi secretário da mesa do Conselho Deliberativo e integrante de comissões de planejamento estratégico e assuntos estatuários legislativos e regimentais, participando da investigação irregularidades na gestão 2014-2016 do Colorado. Além disso, participou da comissão que deu o parecer sobre a adesão do Inter à Liga Forte Futebol (LFF). É membro e foi fundador do movimento O Povo do Clube.
3º Vice-presidente
Victor Grunberg (31 anos) — É administrador de empresas e atua com foco em empreendedorismo e sucessão empresarial. Além disso, é gestor no ramo da construção civil em Porto Alegre. Conselheiro do Inter, já foi diretor de patrimônio, assessor de novos negócios, vice-presidente de patrimônio e vice de administração. É coordenador do movimento Convergência Colorada.
4º Vice-presidente
Miguel Dagnino (44 anos) — É relações públicas, produtor de eventos, com ênfase em shows em estádios e eventos esportivos. Trabalhou nas Olimpíadas de 2016, Copa do Mundo 2014 e Copa América 2018. É conselheiro do Inter, foi presidente da Torcida Camisa 12, já integrou a Comissão de Ética do clube e foi diretor de Torcidas e Ambientação de Jogo. Fundou e coordenada o movimento Inove Inter.