Próximo de acertar com o volante Thiago Maia, do Flamengo, o Inter viu seu primeiro alvo ser apresentado oficialmente em outro clube. Nesta segunda (15), Fernando explicou o motivo que o levou a aceitar a proposta do Vila Nova, de Goiás, que disputará a Série B. Além do Colorado, ele também tinha oferta do Cruzeiro.
— A decisão foi fácil. Estou voltando para a minha casa. Quando você decide sair do Sevilla, equipe que joga Liga dos Campeões e está em uma grande Liga, a espanhola, e decide vir para o Brasil, tem de ir para a casa. Não tem como eu sair do Sevilla e ir lá para o Sul, para Minas ou Rio. Era melhor ter ficado no Sevilla. Então, a decisão passou por aí. Vou jogar no time que eu amo. Vou sair do clube e vou na casa da minha mãe, vou ver os torcedores que amo. Isso tudo mexeu comigo e me fez estar aqui novamente agora com 36 anos, mais maduro, e não com 18 anos — disse ele, relembrando o fato de ter sido revelado no time goiano.
Outro fator importante e que não foi citado na entrevista diz respeito a um drama familiar do atleta. Em novembro, Fernando perdeu um primo em um acidente de carro, enquanto outro ficou gravemente ferido. A situação, inclusive, o motivou a interromper o contrato com o clube espanhol seis meses antes do término.
— O dinheiro é importante, mas tenho 17 anos de Europa e, às vezes, você tem que pensar em ir pelo coração. Já passei tantos anos lá fora e vou buscar mais dinheiro e ficar mais tempo lá fora? Tudo que aconteceu com a minha família também me fez pensar. Quero estar perto dos meus pais. Venho aqui, vejo eles por 20 dias e volto de novo (para a Europa). Então, quero estar em casa e foi nisso que pensei — completou.
Coincidentemente, no Vila Nova, Fernando atuará ao lado de Estêvão, jovem meia colorado que foi cedido por empréstimo por uma temporada ao clube goiano.