Já sem nenhum risco de rebaixamento e com vaga garantida na Copa Sul-Americana de 2024, o Inter ainda tem um objetivo a alcançar no Campeonato Brasileiro. O Colorado pode obter via Brasileirão um lugar direto na terceira fase da Copa do Brasil, a mesma que entram os times que disputam a Libertadores.
Em razão da possibilidade de o Brasil ter nove representantes na Libertadores, a CBF reserva esse número de vagas para a terceira fase da Copa do Brasil. Caso elas não sejam todas preenchidas — o que acontecerá em 2024, já que nenhum brasileiro ganhou a Sul-Americana —, uma delas passa para o Brasileirão. Assim, o melhor time colocado no Brasileirão que não disputará a Libertadores tem direito a ficar com essa vaga extra, conforme consta no artigo 6º do regulamento do Brasileirão.
"Na hipótese de o total de representantes brasileiros na Libertadores de 2024 ser de 8 (oito) clubes, o melhor posicionado ao final do campeonatos, após excluídos os classificados para a Libertadores de 2024, disputará a Copa do Brasil de 2024 a partir da terceira fase", consta no artigo que fala das vagas em Libertadores e terceira fase da Copa do Brasil.
Como o Fluminense, atual campeão da América e com vaga na Libertadores de 2024, ocupa o sétimo lugar, a vaga extra para a terceira fase da Copa do Brasil no momento fica com o oitavo colocado, que é o Athletico-PR.
O Furacão tem 53 pontos, quatro a mais que o Inter. O Colorado ocupa o 10º lugar, mas o nono São Paulo não é concorrente, pois também disputará a Libertadores por ser o atual campeão da Copa do Brasil. Logo, tem vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano que vem.
O que o Inter precisa para passar o Athletico-PR
O Colorado deve vencer o Corinthians neste sábado, em Itaquera, e torcer para o Athletico-PR não derrotar o Santos, na Arena da Baixada, no domingo. Assim, o Inter iria para a última rodada ainda com chance de ser o oitavo.
Se empatar com o Corinthians, o Inter ainda poderá ficar em oitavo desde que o Athletico-PR seja derrotado pelo Santos. Em caso de derrota em São Paulo, o Colorado não terá mais chance de ficar com a vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.