Depois de ficar a poucos minutos de disputar a final da Libertadores, o Inter tem em sua realidade no momento a proximidade com a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A apenas dois pontos do 17º colocado, o Colorado pode entrar no Z-4 na próxima rodada. GZH aponta três motivos para a equipe estar nesta situação.
Foco na Libertadores
Por conta da Libertadores, o Inter poupou jogadores ao longo Campeonato Brasileiro. Das 12 partidas sob o comando de Eduardo Coudet, o Colorado atuou com equipe reserva ou mista em cinco oportunidades. Dos sete jogos com os titulares, dois foram realizados após datas Fifa, diante de São Paulo e Bahia, quando o Inter não pôde contar com o goleiro Rochet, os volantes Aránguiz e Johnny e o atacante Valencia.
Ainda assim, o Inter tem ficado devendo. Nas sete partidas com titulares, o time de Eduardo Coudet obteve apenas duas vitórias (São Paulo e Grêmio), teve dois empates (Bragantino e Goiás) e sofreu três derrotas (Cuiabá, Botafogo e Bahia).
Ataque
Ainda que a defesa também tenha deixado a desejar (foi vazada nas últimas cinco rodadas), o ataque tem causado a principal dor de cabeça ao técnico Eduardo Coudet. Com apenas 23 gols marcados, o Inter tem o pior ataque do Campeonato Brasileiro.
Levando em conta somente os atacantes do elenco, Wanderson e Luiz Adriano são os únicos que balançaram as redes mais de uma vez neste Brasileirão. O camisa 11 é o artilheiro colorado na competição, com quatro gols, e vem jogando como meio-campista com Coudet.
Após a derrota para o Bahia, Chacho admitiu sua preocupação com a falta de gols.
—Temos uma realidade que está nos custando muito fazer gol, principalmente quando temos desfalque. É uma realidade que não podemos esconder. Temos que trabalhar — afirmou.
Campanha fora de casa
Com apenas duas vitórias em 14 jogos, o Inter tem um aproveitamento de apenas 26,2% fora de casa. A última vitória como visitante foi sobre o América-MG, em 25 de junho, ainda sob comando de Mano Menezes. O Colorado receberá o Santos no domingo (29), no Beira-Rio, mas voltará a jogar fora de casa na rodada seguinte, quando irá encarar o Vasco, em São Januário.