A derrota do Inter para o Coritiba, no domingo (29), distanciou a equipe colorada da Libertadores 2024. Na 12ª posição do Brasileirão, com 38 pontos, o Colorado tem apenas 0,23% de chance de alcançar a principal competição do continente, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em projeções sobre futebol. GZH mostra os cenários para o time comandado por Eduardo Coudet.
Ainda restam 24 pontos em disputa no Campeonato Brasileiro, portanto, o Inter pode chegar no máximo a 62 pontos, caso vença todos os oito jogos. Chegando a essa pontuação, existe a probabilidade de 96,5% de classificação para a Libertadores.
Sul-Americana mais viável e permanência na Série A quase garantida
Em compensação, a probabilidade de o Inter conseguir vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano é de 60,9%. A pontuação ideal para garantir a classificação é 55 pontos, ou seja, o Colorado vai precisar somar mais 17 pontos até o final do Brasileirão.
A diferença para o Z-4 é de seis pontos. Atualmente, o Inter tem 3,5% de chances de ser rebaixado para a Série B. De acordo com a matemática, times que chegarem aos 47 pontos tem probabilidade quase nula de cair. Com 45 pontos, as chances são de 7,4%.