Curar as feridas da frustrante eliminação para o Fluminense na Libertadores é a principal missão do Inter no Gre-Nal de domingo (8), no Beira-Rio. Como consequência, distanciar-se da zona do rebaixamento do Brasileirão, principal ameaça ao Colorado para o restante da temporada. Ao final da rodada, o time de Eduardo Coudet, que ainda não venceu o clássico gaúcho pelo Colorado, poderá estar na zona de classificação para Copa Sul-Americana, mas também poderá entrar no Z-4.
Vitória
Vencer o Grêmio levará o Inter aos 32 pontos e, por consequência, ao 12º lugar, dentro da zona de classificação para Copa Sul-Americana 2024. Para que este melhor cenário ocorra, além do resultado positivo no Beira-Rio, o Colorado necessita dos tropeços de Cruzeiro (encara o Cuiabá) e Corinthians (enfrenta o Flamengo).
Se um destes rivais vencer, o time de Coudet subirá para a 13ª posição, também na zona de classificação para a Sul-Americana. Além disso, pode ficar a seis pontos da zona do rebaixamento, nas hipóteses de derrotas de Vasco (recebe o São Paulo) e Bahia (visita o Goiás).
Empate
Um empate no Gre-Nal fará o Inter alcançar os 30 pontos. Neste cenário, só subiria na tabela se Cruzeiro e Corinthians fossem goleados. No entanto, poderá ser ultrapassado pelo Santos, que tem 27 pontos, e enfrentará o Palmeiras. Se o Peixe vencer, irá superar o Colorado no número de vitórias.
O resultado também pode representar uma queda na distância do Inter para a zona do rebaixamento, ainda que evite que o clube entre no Z-4 na rodada. Êxitos de Santos, Vasco e Goiás deixaram o time colorado a apenas um ponto do grupo de equipes que iriam para a Série B.
Derrota
O Inter poderá entrar na zona do rebaixamento no Brasileirão se for derrotado para o Grêmio. Para acontecer, este resultado precisa ser combinado com vitórias de Santos, Vasco e Goiás. Caso um destes rivais não vença, o Colorado no máximo pode terminar a rodada na 16ª posição.