Um torcedor do River Plate está internato no Hospital de Pronto Socorro desde a noite de terça-feira (8), dia em que o Inter enfrentou o time argentino pela Libertadores. Enzo Ricardo Barreto, de 26 anos, foi atingido por uma pedra antes da partida no Beira-Rio. A permanência forçada do argentino em Porto Alegre fez com que seus pais se deslocassem de Buenos Aires para a capital gaúcha para acompanhar a recuperação do filho.
César Ricardo Barreto e Dora Mareco desembarcaram na cidade na quarta (9), poucas horas depois de Enzo dar entrada no hospital. Ambos foram pegou de surpresa com a notícia, que chegou logo após às 21h, quando a partida havia começado há poucos minutos.
— A verdade que é triste porque foi inesperado. Foi um golpe de pedra que impactou na cabeça, caiu e ele bateu o outro lado da cabeça, isso ocasionou uma fratura. Agora, ficou com um coágulo na cabeça, que estamos na espera disso ser eliminado com os medicamentos — contou para a reportagem de GZH, que contou que, depois da notícia, o jogo passou para um segundo plano:
— Assim que recebi a notícia, a partida passou ao segundo plano. Nós somos fanáticos, mas a saúde vem em primeiro lugar. Tenho certeza de que voltaremos toda a família para o estádio. Ele terá que se recuperar um tempinho antes, né. Mas com certeza vai querer voltar a ver o River logo, como toda família. Isso não vai o impedir de voltar ao clube.
César também falou que o filho já vem se recuperando desde que foi internado na última terça. Enzo fará uma tomografia no próximo domingo para ver como está a situação do coágulo na cabeça. A expectativa é de que o torcedor de 26 anos ficasse apenas cinco dias internado no Pronto Socorro de Porto Alegre, mas a permanência pode ser maior:
— Ele está um pouco melhor, já abriu os olhos, está com o rosto inchado, mas está bem de ânimo. Está se recuperando. A recuperação vai ser um pouco mais prolongada até que se recupere e elimine esse pequeno coágulo de sangue que tem na cabeça. Vamos ver na próxima tomografia no domingo e vamos ter novidades.
O apoio para a família Barreto tem sido constante. Além da ajuda do River Plate, que pagou as passagem para que o pais de Enzo viessem a Porto Alegre, torcidas do time argentino têm promovido campanhas de arrecadação de dinheiro e o consulado argentino na cidade tem dado o suporte necessário. Inclusive, enquanto esperava a mãe de Enzo na entrada do hospital, quatro torcedores "millionarios", que seguem na Capital, vieram lhe prestar apoio:
— O pessoal do River também conseguiu o passagem para mim e pude vir com a minha esposa, que estava em Buenos Aires. Conseguimos o mesmo voo e agora estamos aqui, hospedados à espera da alta de Enzo. Uma grande atitude do clube. Os argentinos estão nos dando uma mão maravilhosa. Muita gente, muitos conhecidos da família River, dos amigos. Dando uma mão para estadia, hotel e passagem.
As investigações do caso estão a cargo do delegado Vinícius Nahan, da 2ª DP, a mesma que foi responsável pelo caso envolvendo o volante gremista Villasanti, atingido por uma pedra antes de um Gre-Nal em 2022. Ele já solicitou as imagens de câmeras da região para tentar identificar o autor do arremesso da pedra. Nesta manhã desta sexta, seguia no aguardo da entrega do material.
Relembre o caso
O caso ocorreu às 19h23min, horário em que o Samu foi chamada para prestar atendimento no Anfiteatro Pôr do Sol, onde estava localizado o comboio de ônibus que trouxe torcedores do River Plate. Uma pedra quebrou uma das janelas do veículo onde estava Enzo Ricardo, que foi atingido na parte frontal da cabeça e caiu desacordado. Ele sofreu traumatismo craniano. Apesar da lesão e de estar com um olho roxo, o argentino consegue se comunicar sem dificuldades, mas não lembra detalhes do acontecido.