Uma vitória sobre o Nacional, na quarta (7), garante o Inter nas oitavas da Libertadores. Nas cinco vezes anteriores em que os dois clubes se encontraram em Montevidéu, em duas os colorados conseguiram vencer. Foram outros dois triunfos dos uruguaios e um empate.
Ou seja: caso vença nesta quarta, além da classificação às oitavas, o Colorado ficará em vantagem no retrospecto dos duelos na capital uruguaia. A seguir, relembre como foram os confrontos anteriores entre as duas equipes em jogos na capital uruguaia.
1980 - Nacional 1x0 Inter
Uma cobrança de falta ensaiada resultou no gol de Waldemar Victorino, no segundo jogo da final da Libertadores. O resultado deu o título aos uruguaios. A partida no Centenário foi a última de Falcão com a camisa do Inter.
2006 - Nacional 0x0 Inter
No ano do primeiro título da Libertadores, o Inter foi a Montevidéu jogar, também, pela penúltima rodada da fase de grupos. O empate deixou a vaga às oitavas próxima. Até uma derrota por 1 a 0 para o Maracaibo, na partida final, era o suficiente para o avanço.
Uma lombalgia tirou Fernandão de combate. O colombiano Renteria foi o escolhido para começar a partida no Parque Central. Após um primeiro tempo que só se defendeu, o time de Abel Braga fez um jogo franco na etapa final, mas não conseguiu movimentar o placar.
2006 - Nacional 1x2 Inter
Foi um dos jogos mais marcantes daquela campanha. Os dois times se reencontraram nas oitavas de final. No jogo de ida, o Inter venceu, de virada, por 2 a 1, e deu um passo importante para se classificar às quartas.
Com um gol de cabeça, Vanzini marcou para os uruguaios. Na sequência, Jorge Wagner igualou o placar cobrando falta.
A virada veio em forma de pintura. Rentería recebeu de Fernandão, aplicou um chapéu no zagueiro e, na caída da bola, sem ela tocar a grama, disparou de esquerda para fazer o 2 a 1. Hoje no Grêmio, Luis Suárez entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo.
2007 - Nacional 3x1 Inter
O reencontro entre os times não tardou. Na Libertadores seguinte, novo confronto na fase de grupos. Pouco competitivo, o Inter se tornou o primeiro clube a defender o título a não passar para o mata-mata. O Inter saiu na frente com Hidalgo. Foram três gols do Nacional na etapa final. Os uruguaios foram às redes com Vera e Delgado, com gols separados por três minutos em um apagão da equipe colorada. Nos acréscimos, Martínez fez o terceiro.
2019 - Nacional 0x1 Inter
Foi no fim do jogo que veio o gol da vitória no jogo de ida das oitavas de final. Com um gol de Paolo Guerrero, o Inter venceu o Nacional por 1 a 0. De todos os jogadores que estiveram em campo naquele confronto, Rodrigo Moledo é o único que segue no Beira-Rio. Na volta, Guerrero e Moledo marcaram os gols do 2 a 0.