Depois de 27 partidas, o Inter voltou a ser derrotado no Beira-Rio. O Athletico-PR conseguiu a façanha, mas adotou uma estratégia: aproveitar o desgaste físico colorado. O fato foi admitido pelo técnico Paulo Turra em entrevista coletiva após o triunfo:
— Conversamos que teríamos que aguentar o máximo no primeiro tempo. Sabíamos que o Inter estaria cansado fisicamente, então nos aproveitamos, fizemos modificações previstas, e os jogadores que entraram deram uma intensidade maior — explicou Turra.
A declaração faz coro às críticas ao preparador físico Jean Carlo Lourenço, contratado junto ao Santos, para a temporada de 2023. Com a demissão de Flávio de Oliveira do Corinthians, profissional elogiado pelo trabalho no último ano, mas que optou pela transferência para São Paulo por questões familiares, há pressão para um eventual retorno.
O clube considera satisfatório as métricas de trabalho de Jean, que também acumula passagem pelo Athletico-PR, e do auxiliar diretos da função, João Goulart, e do assistente de performance Thales Medeiros, ambos com trajetória elogiada no Beira-Rio e com anos de serviços prestados entre base e profissional. Porém, o rendimento recente físico da equipe gera possibilidade de alteração.