A direção do Inter dá respaldo nos bastidores ao trabalho do preparador físico Jean Carlo Lourenço e de sua equipe, apesar de eventuais quedas de rendimento do time nos minutos finais dos jogos em 2023. Conforme avaliação interna, os dados do clube relativos à performance dos jogadores nos treinos e nos jogos confirmam a qualidade da preparação física colorada. O cansaço do time em alguns jogos é atribuído a outros motivos.
Dirigentes ouvidos por GZH relataram que a qualidade do trabalho de Lourenço e dos auxiliares João Goulart e Thales Medeiros é ilustrado pelas métricas e pelos resultados dos atletas em itens como velocidade, distância percorrida e frequência cardíaca. Além disso, o meia Alan Patrick é citado como um case da eficiência do setor. Afinal, em 2022, o atleta não conseguia render mais do que 45 minutos em alta intensidade. Já em 2023, o atleta vem atuando em alto nível, na maior parte das vezes, por 90 minutos.
Nos bastidores, a queda de rendimento do Inter na fase final de alguns jogos é atribuída a outros fatores, como erros de passes e a postura da equipe. A avaliação é de que, por uma série de razões, o Inter vem ficando menos com a bola neste ano do que no ano passado, o que exige uma capacidade física maior dos jogadores e, consequentemente, gera mais cansaço. A expectativa é de que o time consiga, em breve, retomar o padrão tático de 2022 e, consequentemente, melhorar nos aspectos físico e técnico.
Para o jogo contra o Metropolitanos, da Venezuela, nesta terça-feira (18), pela Libertadores, o técnico Mano Menezes terá os retornos do lateral-direito Mário Fernandes e do meia Mauricio, recuperados de lesão, e do zagueiro Gabriel Mercado e do atacante Luiz Adriano, poupados no empate com o Fortaleza, no sábado (15).
A principal dúvida envolve a manutenção do esquema com três atacantes. Se Mano optar pelo retorno imediato de Mauricio, Pedro Henrique deverá ser sacado da equipe. Contudo, como não treinou na semana passada em virtude de uma pequena lesão no quadril, é possível que o camisa 27 inicie no banco de reservas, com o treinador mantendo a formação mais ofensiva utilizada no Ceará.
O provável time do Inter tem: Keiller; Igor Gomes, Vitão, Mercado e Renê; Baralhas (Johnny), De Pena e Alan Patrick; Pedro Henrique (Mauricio), Wanderson e Luiz Adriano.
Inter e Metropolitanos se enfrentam nesta terça, às 19h, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, no Beira-Rio.