A derrota para o São Paulo foi apenas a segunda partida da temporada em que o Inter não marcou gol. O tropeço no Morumbi encerrou uma sequência de 16 jogos do Colorado balançando as redes ao menos uma vez. Em 2023, são 21 gols marcados em 35 partidas — média de 1,66/jogo.
Contra o Athletico-PR, Mano Menezes busca retomar o caminho das vitórias e também a efetividade do ataque. Sem Alemão, que ainda se recupera de lesão muscular, a tendência é de que Luiz Adriano seja o titular. Contratado junto ao futebol europeu, o centroavante ainda busca melhor condicionamento físico e adaptação ao futebol brasileiro. Até o momento, marcou apenas um gol em 12 jogos disputados.
Outro nome que surge como possibilidade é do jovem Lucca, oriundo das categorias de base do Inter. Aos 20 anos e promovido ao profissional nesta temporada, o jogador tem um gol e duas assistências em 2023 — ambas pela Copa Libertadores, primeiro contra o Metropolitanos-VEN e depois contra o Nacional-URU.
Inclusive, o gol diante do Metropolitanos-VEN foi o último marcado por um atacante colorado. Na oportunidade, Alemão recebeu o passe de Lucca e garantiu a vitória do Inter.
Desde então, são cinco jogos e seis gols marcados: dois por Mauricio (contra o Flamengo), dois de De Pena (contra o Goiás e Nacional), um de Alan Patrick (contra o CSA) e um de Gabriel Mercado (contra o Nacional).
Artilheiros do Inter em 2023
- Pedro Henrique - 8 gols (todos no Gauchão)
- Alan Patrick - 8 gols (4 no Gauchão, 1 na Libertadores e 3 na Copa do Brasil)
- Mauricio - 6 gols (4 no Gauchão e 2 no Brasileirão)
- Carlos De Pena - 4 gols (2 no Gauchão, 1 na Libertadores e 1 no Brasileirão)
- Alemão - 3 gols (2 no Gauchão e 1 na Libertadores)
- Wanderson - 2 gols (1 no Gauchão e 1 no Brasileirão)
- Rodrigo Moledo - 1 gol (Gauchão)
- Lucca - 1 gol (Gauchão)
- Luiz Adriano - 1 gol (Gauchão)
- Mercado - 1 gol (Libertadores)