Após a eliminação precoce no Gauchão, o Inter tenta acelerar suas movimentações no mercado para reforçar o elenco para as disputas de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Conforme divulgado por GZH, na quarta-feira (29), o Colorado apresentou uma proposta ao San Lorenzo pelo meia Agustín Martegani. Com 23 anos, o jogador é visto como uma promessa no clube argentino, mas ainda não tem sua titularidade garantida na equipe comandada pelo técnico Rubén Darío Insúa.
Natural de Rojas, a pouco mais de 200 quilômetros de Buenos Aires, Agustín Martegani iniciou no futebol no pequeno Argentino Rojas de sua cidade. Em 2017, quando tinha 17 anos, ele chegou ao San Lorenzo após uma passagem pela base do Newell’s Old Boys. Sua estreia como profissional aconteceu dois anos depois, quando a atuou por 57 minutos na derrota do Ciclón para o Sportivo Estudiantes, pela Copa Argentina.
Após o primeiro jogo como profissional, Martegani retornou para a base e ficou dois anos sem atuar na equipe de cima. No período, ele teve sua saída para o futebol mexicano negociada, mas a transferência não foi concretizada. Em 2021, ele voltou a atuar no time principal do San Lorenzo, quando fez sete partidas, duas delas como titular.
No começo do ano passado, Agustín Martegani chamou atenção do técnico Pedro Troglio durante a pré-temporada. Meia de origem, ele foi usado por Troglio como volante. O treinador chegou a declarar que via o garoto com potencial para chegar à seleção argentina como um homem de iniciação de jogadas no meio-campo.
— Nessa posição ele nos assegura uma saída limpa e seguindo ali vai terminar na seleção. Para os que o pedem mais adiantado, já aviso que seguirá nessa função — declarou o técnico à época.
A passagem de Troglio pelo clube de Boedo, porém, durou pouco tempo. Ele foi demitido após apenas 10 partidas, sendo substituído por Rubén Darío Insúa, que segue no comando da equipe. Com Insúa, Agustín Martegani voltou a atuar em sua posição de origem.
Na temporada passada, o meio-campista disputou 32 jogos sendo 20 deles como titular. Martegani marcou três gols e contribuiu com cinco assistências.
No início do ano, Martegani esteve na mira do Racing, a pedido do técnico Fernando Gago. A negociação, no entanto, não andou. O San Lorenzo também recusou uma proposta do Hellas Verona, da Itália, pelo jogador no valor de 4 milhões de euros. Apesar de despertar interesse desses clubes, Martegani ainda não tem uma condição de titular absoluto na sua equipe.
O jornalista Cristian Camiño, do canal TNT Sports, da Argentina, aponta que Martegani ainda oscila muito de desempenho. Camiño revela, porém, que o garoto tem se dedicado a seguir os conselhos do treinador de mudanças em sua preparação para crescer de rendimento.
— Martegani sempre foi de muitos altos e baixos na base. É um garoto com bom controle de bola, bom chute. O Insúa lhe pediu que mudasse a alimentação, a forma de treinar e ele vem se esforçando para ganhar a titularidade. Creio que tem potencial, é muito bom jogador. O Gago queria sua contratação para o Racing. Depende muito de como está a sua cabeça e atualmente está bem. Antes perdeu terreno, deixou o time e agora voltou, mas ainda com altos e baixos — aponta o jornalista.
Na atual temporada, Martegani esteve em campo em seis das nove partidas do San Lorenzo. Ele iniciou o ano ainda como reserva, mas ganhou sequência como titular nos três últimos compromissos. O primeiro foi em uma goleada de 4 a 0 sobre o Gimnasia de La Plata, pelo Campeonato Argentino, quando deu uma assistência. Depois, em outra goleada, 3 a 0 sobre o Sarmiento de Resistencia, pela Copa Argentina, e uma derrota de a 1 a 0 para o Newell’s Old Boys, também pelo Campeonato Argentino.
O San Lorenzo tem jogado atualmente no sistema 3-4-3. Sem a bola, a equipe forma uma linha de cinco defensores com o retorno dos alas e outra de quatro com a volta dos extremas. Nesse momento, Martegani se posiciona por dentro ao lado do volante Carlos Sánchez. Na fase ofensiva, Martegani funciona como um meia caindo preferencialmente pelo lado esquerdo. A forma como ele atua tem semelhança com a função que Carlos de Pena faz no Inter.
Após a parada para a Data Fifa, o San Lorenzo voltará a campo neste sábado (1º) para enfrentar o Independiente em dos clássicos do futebol argentino. Agustín Martegani deve ser novamente titular da equipe que atualmente ocupa o segundo lugar no Campeonato Argentino, com 16 pontos, a dois do líder River Plate.
Agustin Martegani como profissional
2019
- 1 jogo
2021
- 7 jogos (2 como titular)
- 1 gol
2022
- 32 jogos (20 como titular)
- 3 gols
- 5 assistências
2023
- 6 jogos (4 como titilar)
- 1 assistência
Total
- 46 jogos
- 4 gols
- 6 assistências